UESC - Concurso professor 2010

Abriu concurso docente lá onde conquistei o grau de bacharel. São 46 vagas ao todo na Universidade Estadual de Santa Cruz. Para o pessoal com formação em economia, as oportunidades são as seguintes:
  • 03 vagas para adjunto no Departamento De Ciências Econômicas. Exige Graduação em Economia com Doutorado em Economia ou área afim.
  • 03 vagas no Departamento De Ciências Exatas ou Tecnológicas, exigindo;Graduação em Engenharia ou Economia ou Administração de Empresas com Doutorado em Engenharia de Produção
Para o departamento de Economia, bem que a exigência poderia ser graduação qualquer com doutorado em economia, e não o contrário. Tenho a impressão de que os cursos de graduação em economia acabam se desvirtuando quando a quantidade de professores com sticto sensu em áreas afim é grande.Mas enfim...

E se o salário não for lá essas coisas, pelo menos Ilhéus tem história, praia e aeroporto. Itabuna tem sua importância como centro de influência regional e tem até Chopis Centis (como diziam os Mamonas...). A distância entre elas é 32km e a universidade fica no meio.

Inscrições até dia 18 de novembro de 2010. Mais informações, no site!

Rapidinhas #14 (cirurgia nos olhos)

Curativo no olho esquerdo
Alô você que acompanhou minha aventura oftalmológica repentina! Eis o feedback:

  • Fiz os exames pre-operatórios, a consulta e a cirurgia de deslocamento de retina tudo no mesmo dia - quarta, 13 de outubro, lá em Feira de Santana, no Hospital de Olhos COE.

  • No zóio esquerdo, uma sensação de areia nos olhos por causa dos pontos. Tá inchado, não consigo abri-lo e nem enxergo nada ainda. Digo, enxergo uns troços cinza leitoso. Mas é assim mesmo, tá tudo dentro do esperado. 

  • Depois escreverei um post listando os oftalmologistas que percorri - talvez seja útil para alguém que precise percorrer caminho semelhante

  • A boa notícia é que aceitaram meu pedido de trancamento  lá no mestrado. Pensei direitinho e acho que trancar macroeconomia e microeconomia, duas matérias do núcleo duro, foi uma decisão coerente. Mesmo assim, meu plano é continuar assistindo aulas, como ouvinte. 

  • As outras duas matérias em curso, vou dar conta de chegar ao fim do semestre. 

  • Ficarei de molho em casa por uns dias.Depois vou retomando as aulas aos poucos. 
  • Como andam os olhos meus

    Voltei agora à tarde do oftalmologista 06. Examinou, disse que tem que ser cirurgia mesmo. Que no meu caso, laser nao adianta. Mas ele vai viajar e só poderia operar dia 25, que é muito longe, segundo ele.

    Daí me mandou procurar outro retinólogo pra fazer a operaração de deslocamento de retina ainda essa semana, ou no inicio da próxima. Tenho mais dois telefones para encontrar o médico 07 via Unimed.

    Um deles atende quarta, mas "não tem vaga". Vou lá assim mesmo e ficarei esperando. Se for pra fazer particular, tem outra meia dúzia de médicos aqui em Salvador. Mas uma cirurgia dessas deve ser uns R$5 mil. Fiz dois bilhetinhos na loteria. Dependendo dos números sorteados, o custo fica baratinho!

    Depois do feriado de amanhã adiantarei uns exames pré-operatórios (de sangue e eletrocardiograma).

    Nao sei se essa cirurgia é complicada. Mas quanto mais demorar de fazer, maior a probabilidade de ficar com a visão muito prejudicada ou até mesmo cegueira.

    Ah, o 06 me falou pra ficar de repouso, sentado. Não é pra eu ficar andando: nem a pé, nem de ônibus, nem de carro. Como assim?!?

    Atualização:
    No final da tarde, início da noite, tivemos uma reviravolta: achei um 07, que me examinou à noite mesmo. E depois, um 08, que ainda irei ver. E, conseguindo fazer os exames pré-operatórios neste *feriado*, opero quarta ou quinta. O problema imediato é conseguir fazer estes exames e pegar os laudos em pleno feriado!!!

    Assim que puder, volto pra contar o que vai se assuceder. Torçam aí.

    Caixinha de surpresas - parte 02

    Às vezes é preciso jogar a toalha...

    No "capítulo" anterior eu deveria escolher entre fazer o Exame ANPEC ou realizar um procedimento oftalmológico. Pois bem: na véspera das provas voltei a conversar com os dois professores. Falei dos acontecimentos imprevistos, e expliquei que saber os resultados do semestre anterior me ajudaria a decidir o que fazer dali pra frente. Mas eles ainda não haviam corrigido...

    Escolha difícil tinha que feita. Não foi fácil, mas vez decidido, veio a sensação de alívio, mesmo consciente de ter que arcar com as possíveis prováveis consequencias.

    Dica 01: vídeo da endeavor, sobre tomada de decisão.
    Dica 02: conselho do Cristiano M Costa sobre "Jogar a toalha".

    Então, no dia seguinte, 29 de setembro, estava eu ali, falando para o médico 03 (zero três) que eu havia deixado de fazer uma prova que só acontece uma vez por ano. Respondeu que fiz certo.

    O tal procedimento para conter o rasgo nos olhos foi repetido quatro vezes em oito dias. Nesta quarta à noite (06/10), o 03 me despachou. Mandou procurar meu médico, pois ele não estava conseguindo fechar a área e o buraco estava aumentando e que tudo indica que necessitará de uma intervenção cirúrgica.

    Cheguei em casa desnorteado. E agora?!?
    Na verdade não tem um médico acompanhando meu caso, e já foi complicado achar este. Além disso, está uma lambança encontrar quem atenda pela UNIMED.

    Fui dormir sem saber o que fazer. Nessas horas, o melhor é dormir.

    Amanheceu. Vamos lá, a luta continua. Consegui marcar consulta com outros dois médicos diferentes, para o mesmo horário. Fui aos dois. Me lembrem, que depois quero comentar esse episódio.

    Realmente, o caso é urgente e pode se tornar grave: já tem um pedaço da retina descolada...

    Um deles me encaminhou para outro especialista em retina - o médico 06 - que conhecerei e serei examinado na próxima segunda (11/10/10) . Esse fará mais uma fotocoagulação, mas se o caso for cirúrgico mesmo, irá me operar uma semana depois, já que antes irá a um congresso...

    Neste momento estou aqui, escrevendo esse post, e em seguida vou estudar. Tem atividades pra entregar, e não é prudente deixar os assuntos do mestrado acumularem muito. Nestes dias tenho assistido quase todas as aulas, mas tenho lido muito pouco, pra não forçar tanto a visão.

    E a vida, a vida é uma caixinha de surpresas...

    Ontem, quando estava no buzu a caminho das consultas, uma colega me liga num tom sério:
    - Enoch, o professor tá aqui querendo falar contigo! Vou passar o telefone.
    - Enoch, preciso que venha aqui ainda hoje... Então assim que voltar, me ligue!

    Quando voltei, bateu um medo, relutei em ligar, não queria ouvir más notícias. Ligo ou não ligo? Liguei.

    Fui aprovado em Metódos Quantitativos! Como já havia passado em Econometria, não fui jubilado do mestrado. Oba!

    Não sei ainda o resultado de Economia Política. Mas, mesmo que eu tenha rodado nela, continuo na maratona!

    Exame ANPEC 2011: Ranking

    Atualização:

    O link direto para saber a nota, no site da ANPEC, é http://www.anpec.org.br/exame/2011/ - tem que entrar com o login e senha
     
    Nessa segunda fase, já com a divulgação dos resultados pela coordenação do Exame ANPEC (apartir de 04/11/2010)  a planilha vai sendo atualizada com a classificação oficial dos candidatos, convites recebidos, centros escolhidos, etc.

    É importante que os candidatos atualizem as informações ao longo das rodadas de resultados. O formulário já está adaptado para a entrada de novos dados.


    Perceba que a pasta de trabalho tem quatro planilhas:
    • Ranking
    • Pré-Ranking
    • Médias e DP
    • Créditos e Licença de uso

    -------------------------------------------------
    Apesar da recomendação médica para ficar de repouso por uns dias (isso se aplica a ler e usar o computador), fiz um esforço para preparar a planilha colaborativa para que os que estão tentando uma vaga de mestrado através da ANPEC, Exame 2011, compartilhem informações.

    Ao conferir o desempenho, de acordo com o gabarito em pdf disponibilizado pela coordenação do exame, o candidato deve lembrar que cada item vale 0,2 e um erro anula um acerto. Já as questoes abertas valem 1 ponto mas não estao sujeitas à regra de mata-mata.

    Calculada a pontuação de cada prova, a planilha deve ser preenchida via formulário, e as informações podem ser visualizadas na tabela. Precisarei de voluntários que saibam manusear planilhas para ajudar a manter os dados organizados. Pela experiência dos dois últimos anos, não é prudente deixar a planilha aberta à edição por todos, pois vira um mangue!

    Os interessados podem interagir na já conhecida comunidade do Orkut, criada desde 2004 pelo Carlos Amorim, da Central de Ensino.
    -----------------------------------------------

    Caixinha de surpresas - parte 01


    Definitivamente, são as emoções, mas aquelas provocodas pelas incertezas, que dão um tempero todo especial à vida! Vou resumir os ultimos acontecimentos.


    Em maio eu dei uma travada. Ter momento(s) de desequilíbrio é comum em mestrandos e doutorandos. Fiquei uns 15 dias assim, sem conseguir render nos estudos e sem entender direito o porquê. Era um período de avaliações e fiquei na corda bamba em todas as disciplinas do primeiro semestre. Medo de ser jubilado: de acordo com o regimento, se perder em duas, tá fora.

    Hora de tomada de decisão. Considerei o contexto, analisei as implicações, as incertezas, e vi que era preciso perseverar. Procurei ajuda, derramei sangue, suor e lágrimas para salvar a pátria. Agora estamos cursando as disciplinas do segundo semestre sem saber os resultados do período anterior.

    Em uma delas (econometria), já sei que fui aprovado. Em outra, as evidências a probabilidade de eu ter conseguido passar é grande. Já em Economia Política, tenho quase certeza que rodei . Ou seja, provavelmente continuo no jogo!

    Já sabendo que os resultados demorariam a sair, por precaução, me inscrevi de novo na seleção da ANPEC. Daí conversei com o professor de métodos quantitativos: pedi que ele me avisasse com antecedência, pois eu dependia da informação pra decidir se estudaria para a seleção ou continuava concentrando meus esforços apenas nas matérias vigentes do mestrado. Como um bom filme, o tempo passou e mateve-se o suspense.

    As provas da ANPEC aconteceram essa semana, dias 29 e 30 de setembro...

    Mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas bem no estilo Joseph Climber!



    Vejam o flashback: há cerca de 15 dias (meados de setembro/2010) visitei um oftalmologista com a intenção de trocar os óculos e/ou verificar a possibilidade de me livrar da miopia, e ver por que minha lente de contato esquerda estava incomodando (parei de usar faz uns 3 meses). Me pediu trocentos exames, e resolvi que iria faze-los depois das eleições. Voltem do flashback.

    Só que, repentinamente, na sexta-feira  da semana passada (dia 25/09) comecei a enxergar muito embaçado com o olho esquerdo e a quantidade de mosquinhas e cobrinhas passeando pela visão aumentara consideravelmente.

    Resolvi antecipar os exames, marquei um deles para a segunda (27/09). Chegando lá, o médico 02 disse que eu estava com um rasgo na retina acompanhado de uma pequena hemorragia. E era pra eu ficar em "repouso absoluto" e entrar em contato com o plano de saúde imediatamente a fim de fazer um procedimento na tentativa de evitar a evolução para um deslocamento de retina (que poderia ocorrer a qualquer momento, tal e tal).

    Depois de muitas ligações, as duas datas mais próximas disponíveis para realizar a tal fotocoagulação à laser era quarta-feira, 29/09 (dia da prova da ANPEC!) ou então para oito dias depois.

    Contatei o médico que fez o diagnóstico, expliquei o dilema, perguntei se eu poderia esperar mais um pouco. Ele me disse que havia explicado bem a urgência do problema. Aconselhou que eu desse prioridade ao que fosse mais importante pra mim.


    E agora, advinha, será que fiz a prova (correndo o risco de ficar cegueta) ou fiz o procedimento (deixando de me precaver quanto ao mestrado)?!?
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...