Homem grande do tripé pequeno

Sabe-se que tamanho é documento. Apesar de eu ser um cara de grandes proporções (120kg em 1,8m e calçar 44), meu tripé é pequeninho: atinge no máximo trinta centímetros quando está totalmente estendido. Veja aqui uma foto do "negoço" funcionando:

Hehehe, mas eu quero falar mesmo é daquilo que fica em cima.

É aquela história... "Você não pode comprar um bisturi e sair dizendo que você  é um cirurgião. Também não pode comprar um capacete e sair dizendo que você é astronauta. Mas pode comprar uma máquina fotográfica e sair dizendo que você é fotógrafo"

Pelo que andei lendo, melhor seria se tivesse controles manuais da abertura do diafragma e velocidade do obturador, mas comprei uma digital compacta mesmo. Dentro da faixa de preço que eu estava disposto a pagar agora, a Panasonic Lumix FS62 foi uma ótima aquisição. Tem um monte de firulas, como cenários pré-definidos e configurações automáticas. A câmera permite também ajuste manual do balanço de branco, Exposição EV e da Sensibilidade (ISO). 

Tô tentando aprender o minimum minimorum sobre fotografia, e por isso ainda não estou muito seguro dos significados e melhores usos dos nomes e siglas que citei no parágrafo anterior.

Criei um álbum no Flickr  (Foto Grafia) para ir registrando meus avanços. Óbvio que  os resultados saem no nível de um fotógrafo amador iniciante com câmera não-profissional. Mas já consigo perceber como algumas fotos poderiam ter ficado melhores e dá vontade de retornar aos lugares  para fazer novas tentativas.

Caminho da Roça


Ah! Notei que os parentes e amigos ficaram  um pouquinho sem paciência de esperar muito antes do clique. Acham que é só deixar no automático, mirar e bater!

Digam "xis"...

Basicamente temos que prestar atenção na composição da cena e ver a questão da luz. Na foto abaixo, por exemplo, utilizei um modo de cena que permitiu diminuir a velocidade do obturador para 15s, ISO 80 e sem uso de flash. Registrei as luzes noturnas da Cidade Sol  às 18h45 do primeiro dia do ano! (agora vá lá e veja a galeria completa).

Luzes noturnas da Cidade Sol

4 comentários:

  1. Eita... um economista fotógrafo ou um fotógrafo economista, hehe?

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro fotografia, comprei uma semi profissional da Canon, a S5IS, mas de quê adianta ter uma boa câmera na mão se não sabemos fotografar ?? rsrs. Estou estudando fotografia por mim mesma, há diversos sites bem legais, e o importante no início é aprender composição, enquadramento, iluminação... e treinando nas compactas... Ficaram lindas suas fotos ! Passarei mais vezes por aqui. Eu usava o GTD mas deixei de usar por falta de revisões... acabei esquecendo de usar, pode isso ? rsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. @Raquel, menina, acho que é melhor eu deixar a fotografia como hobby! Mas conheço gente que trocou a arquitetura pra virar fotógrafo profissional.

    @Camile, seja bem vinda! É engraçado como fotografar vicia, né? E meu sistema GTD anda meio falho, mas quero colocá-lo nos eixos ainda este mês. Vamos ver...

    ResponderExcluir
  4. Enoch, gostei do seu presente. Eu também gosto de fotografar e fotografias. É uma terapia. Coisa de economista para esfriar a cabeça.
    Abraçao e sucesso nas aulas. ]
    João Melo, direto da selva, mas ainda não é do HAITI.

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...