
Mea Culpa: já comentei aqui como foi minha preparação para as provas. Fiz o que foi possível. A ANPEC é decidida pelo desempenho e não pelo potencial. Pra ir bem no exame, tem que ter bom preparo técnico. A solução é me preparar melhor, caso eu resolva fazer de novo.
A UFBA
Dia 24/11 saiu a terceira rodada de resultados e meu nome não estava lá. Ainda costumam fazer uma quarta chamada, geralmente por email. Não se sabe direito o critério que eles utilizam para classificar e chamar, mas há fortes indícios de quem já foi aluno da casa é privilegiado (desde a primeira lista). Levando em consideração que só este ano tem 8 ex-alunos que foram jubilados e estão querendo retornar e mais X^n pessoas que cursaram disciplinas como aluno especial ainda esperam uma vaguinha, o melhor mesmo é que eu não alimente esperanças.
A UFPB
Como sabemos, fui o 16º colocado por lá, eram 12 vagas, e não serei chamado via ANPEC. Já era sabido que, em vez de chamar os próximos da lista, eles preferem não completar as vagas remanescentes, deixando-as para a seleção local.
A Seleção local da Paraíba
A primeira fase acontecerá em meados de Dezembro. A segunda etapa são dois meses de dedicação exclusiva a um curso de nivelamento, e só ao final desse período saberemos se seremos aceitos no mestrado. O problema é que as informações não são claras o bastante - e o custo de oportunidade é alto, assim como os riscos.
No site do mestrado, as datas de inscrição e realização das provas não estão batendo (tirei um prinscreen da tela). Hoje de manhã pedi que me esclarecessem, e perguntei se havia mais alguma alteração ou informação nova a ser considerada. Eles foram atenciosos e responderam logo. Mas as novas informações foram tão... tão... tão... tão contraditórias, prefiro não comentar aqui (quem quiser saber, me pergunte em pvt). Me deu um nervoso!!!!
E agora, José?
Estou cheio de trabalhos a serem concluídos impreterivelmente até a segunda semana de dezembro. Portanto, estou estudando um pouco, no pouco tempo livre que me resta. Farei a inscrição para a seleção local. Mas na hora H, não sei se viajarei para João Pessoa, fazer as provas. Não sei se aguentaria mais emoções vindas de informações de última hora...
Eles são bastante exigentes, e não é à toa que o curso melhorou bastante nos últimos anos. É claro que a qualidade do curso só me faz querer ir pra lá. Só não sei se vale a pena tentar mais uma vez agora, ou deixar logo pra tentar de novo ano que vem.
Quando me dizem que nunca é tarde, me lembro da senhora que entrou no mestrado em economia aos 65 anos. Como só tenho 30, ainda posso viver mais uma vida antes de pensar em mestrado novamente : )
[ATUALIZAÇÃO]
Como minha vó costuma dizer, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. Seis dias depois tive uma boa notícia.
[/ATUALIZAÇÃO]
----
Foto: capturada do flickr de Alexandre Kuba.