Biblioteca Virtual e aluguel de livros

Att: Não confundir biblioteca virtual com biblioteca digital =)

O Cristiano M Costa falou que nos Estados Unidos, em vez de comprar ou simplesmente emprestar na biblioteca, os estudantes universitários estão alugando livros, tanto em papel como em meio eletrônico. Excelente idéia.

Aqui no Brasil, desde 2005, a Pearson Editora (Prentice Hall, Makron Books, Artmed, Bookman, Financial Times) tem uma Biblioteca Virtual, onde pode-se ter acesso (através da internet) ao conteúdo do livro por cerca de 10% a 20% do valor de capa. Pode-se imprimir, fazer anotações, etc.

Pelo que me lembro, o modelo de negócios não previa a venda de e-books. Só o acesso ao conteúdo mesmo. Muitos ainda tem resistência em ler de modo vertical, e não sei como anda a receptividade à novidade. Espero que esteja dando certo e o projeto não precise ser abortado.

Fica a dica!

Tendo aulas de tutoria

Tô fazendo um curso de Tutoria em EAD Online oferecido pela UESB através do ambiente colaborativo de aprendizagem e-ProInfo. O objetivo é preparar pessoas para serem tutores nos cursos à distância que vão implantar, mais cedo ou mais tarde, na universidade.

Vejamos o conteúdo programático:
  • Tutoria em EAD online - A questão da tutoria. A rotina da tutoria. Ferramentas de interatividade.
  • Blog, Flog e Webquest - Este módulo tem por objetivo estudar as possibilidades oferecidas pelos recursos de multimidia dos Blogs, Flogs e Webquest propiciando aos professores alternativas de atividades para otimizar o ensino-aprendizagem do conteudo de suas disciplinas.
Vamos ver o que me espera... Já tenho algumas experiências como aluno de cursos online, participo ativamente de redes, participando, colaborando, coordenando, e tendo iniciativas; já usei TICs em minhas aulas, etc.

O certificado pode ser importante para sinalização, caso surja alguma oportunidade interessante... Sem contar que o curso é uma espécie de free lunch...

Contagem regressiva

(Post atualizado e republicado)
Passada aquela fase inicial de apreensão e dúvidas, fiz minha inscrição para a seleção do mestrado.  Considerando o conjunto de restrições, optei para os seguintes centros (ordem alfabética): CAEN (Fortaleza), CEDEPLAR (BH), IPE-USP (SP), PIMES (Recife), UFBa (Salvador), UFPB (João Pessoa). Em 2010 vou morar numa dessas cidades!

Falta pouco mais de um mês para o exame. Tô estudando como posso, ainda vou analisar melhor a viabilidade de usar a técnica do chute.  Se não for chamado pra lugar algum, já tenho um plano B e outro C. O que não dá é protelar ainda mais o mestrado.

Apesar de ter começado a me preparar desde o final do ano passado, a verdade é que meu dia-a-dia é corrido (houve uma época em que eu trabalhava quatro turnos em três atividades diferentes). Venho matando um leão por dia.

Então, o tempo que sobra para as horas-bunda necessárias é muito pouco. E sinto que só vou quebrar essa rotina quando eu me afastar das atividades para me dedicar aos estudos — mas não posso fazer isso até que efetivamente passe num processo seletivo.

Eis que, há poucos dias, uma tranquilidade vem tomando conta de mim. A ansiedade com a prova tá dando lugar à seguinte certeza:

Eu mereço passar porque sou um bom garoto! Tenho me comportado direitinho durante todo o ano...

Sobre o processo seletivo

Pra quem chega aqui e fica voando quando ouve falar em ANPEC, faço uma simples rápida explanacão:

O processo seletivo para os mestrados acadêmicos em economia é bem diferente das seleções tradicionais que a maioria está acostumada. Geralmente não tem entrevista, nem projeto de pesquisa, nem análise de currículo.

As inscrições acontecem entre junho e julho. O valor já elimina candidatos: muita gente não está disposta a pagar a módica taxa de R$ trezentos e dez! Daí escolhemos concorrer a até 06 centros de pós-graduação. Os custos são menores do seriam para participar de seis concursos independentes.

No início de outubro, fazemos uma prova objetiva onde uma escolha errada anula uma certa (sim, pode-se ficar com nota negativa). Na verdade, são seis provas em dois dias. Cada prova tem 15 questões, com 5 subitens, onde dizemos se cada subitem é Verdadeiro ou Falso. Aconselha-se marcar apenas quando se tem certeza.

Porque o chute não é recomendado? Suponha que, historicamente, uma média de 5 questões certas por prova aprova pessoas num mestrado em que você estaria disposto a cursar. Se você tem certeza que fez o suficiente, não compensa se aventurar a baixar a nota e perder a vaga.

Em novembro sai a classificação final. Durante três semanas acontecem três rodadas de resultados. Nesse período os centros entram em contato com os canditatos e escolhemos para onde queremos ir, caso sejamos contatados por mais de um.

A prova é tão difícil que os 40 melhores colocados (de cerca de mil) só conseguem fazer dois terços das questões!

Apesar das críticas, esse jeito de selecionar agrada a maioria. Quem quiser complementar, fiquem à vontade para usar os comentários.

É imoral, é legal, e não engorda

Acabo de ler sobre o problema com a Camiseteria originado por um vacilo. Jogaram a comunidade fora e agora a querem de volta. Pra isso, querem cometer cometeram um atentado à liberdade.

O que o fake fez pode até ser anti-ético ou imoral. Mas não é ilegal, pois o cara não "roubou" a propriedade de ninguém. E como owner atual, ele pode fazer daquele espaço o que bem entender.

Abriram uma espécie de concurso para tentar banir o cara e reaver a comunidade. Mas se olharmos direito, a conduta do fake não se enquadra em nehuma das alternativas que existem para denuciá-lo por "abuso no orkut".

Vejam bem: não apóio as atitudes do fake. Bem sei que muitos fakes são trolls que só servem para dar dor de cabeça.

Sou cliente e fã da empresa, e leitor do Fábio Seixas. Mas a justificativa que o pessoal da Camiseteria sugere para embasar o intento, ao meu ver, pode apenas levar o Orkut a solicitar informações sobre a identidade verdadeira ao dono do perfil, e não bani-lo.

Mas vou ficar de olho, e se tiver a oportunidade de levar o prêmio, levarei. Afinal, o incentivo é muito bom! Mas eu ainda penso que o mais justo seria a Camiseteria abrir uma nova comunidade mesmo....

----------
ATUALIZAÇÃO:


Passados alguns dias, a comunidade original está sendo deletada e uma nova foi criada. O fake deu sua versão dos fatos, várias pessoas se manifestaram. Continuo achando lamentável a atitude da empresa na condução desse epsódio. Logo uma que é referência em termos de relacionamento com clientes.

Segue abaixo alguns comentários na comunidade (clique nas imagens para ampliar):





Varios pesos, varias medidas

Os instrumentos de pesos e medidas estão malucos. As balanças andam muito sem critério. Me  pesei, com a mesma roupa, em locais distintos: 126kg, 124kg, 121kg. No consultório médico, sem as calças e sapatos, foram 125kg.

As fitas métricas fazem complô para me deixar baixinho: 179cm, 178cm, 177cm.

Qual a consequência disso tudo? Para ficar com um IMC menos problemático mais favorável, em vez de calcular pelas médias, é melhor pegar o menor peso e a maior altura!

13 de agosto - Dia do Economista

Campanha - economistas
Lápis - Campanha - economistas

Lata - Campanha - economistas

gafanhoto - Campanha - economistas

Redentor - Campanha - economistas

Sol - Campanha - economistas

E-book ensina a proteger o blog


Manter um blog é coisa fina. É espaço de documentação, exposição, reflexão, ferramenta de conversação. Se por um lado, o que realmente importa é o conteúdo, talmbém não podemos descuidar do local onde fica o tesouro.
O Sérgio Estrella, do Icebreaker, reuniu e ensina vários passo-a-passo sobre como lidar com a segurança do seu espaço virtual. Mostra como evitar o plágio e como fazer backup de tudo que você publicou até então.

As dicas são para os blogueiros que hospedam seus espaços no Google, no blogspot, mas quem usa outros CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) pode se beneficiar.

Onde baixar o e-book? Aqui (.pdf), aqui (idem) ou aqui (divshare).


Estão participando do lançamento do Blogger Seguro, os seguintes blogs:
UsuárioCompulsivo, 365 dias, ENE – Eu Nós Eles, ZiunaNet, Plugado, Amt Online, Blog do Loko, JC Digital, Virtual Z1, InfoDrama, O Melhor e Pior, Pandongo, Códigos Blog, Pixel White, Blog do Dan, ALLgoritmos, Filhos da Web, Usuário Black Power, Internet Ativa, Fabrizio Malta – Diário de Bordo, NaSorte Promoções, Marynet, Amostra Grátis, Aero Gamer, Blog de Tarô, Egopidemia, Lavanderia Virtual, Infinito Positivo, Grãos de Areia pelo Infinito, PopNutri, Grupo NGJ, Sai Azar, Além das Curvas, O Bob ta Ocupado, Joserilde Júnior, Blog do Zé Marcos, Marketing Digital, Uhu! Galera!…, Ponto.Caos, Blog do Xavier, Intelectualmente™, Portal Meira, BlogIdéias, SequelaNet, Made in Brasilis, GlobGoo, Blogger na Web, Worms Web Group, Gerenciando Blog, Blog do Lausi, Advanced Unit, I/O Tecnologia, Blog EJM, The Hackerbuster, Luz de Luma, Árvore Dourada, Blog do Bauru, Nintendo Blast e Crazyseawolf's Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...