Resultados pós-anpec

Obrigado a todos que participaram da campanha Libera, vai, libera! Libera para Enoch entrar! É meu dever dar um feedback em respeito a vocês que me acompanham. Nas próximas linhas falo a quê resultados chegamos e quais os próximos passos prováveis.

Mea Culpa: já comentei aqui como foi minha preparação para as provas. Fiz o que foi possível. A ANPEC é decidida pelo desempenho e não pelo potencial. Pra ir bem no exame, tem que ter bom preparo técnico. A solução é me preparar melhor, caso eu resolva fazer de novo.

A UFBA

Dia 24/11 saiu a terceira rodada de resultados e meu nome não estava lá. Ainda costumam fazer uma quarta chamada, geralmente por email. Não se sabe direito o critério que eles utilizam para classificar e chamar, mas há fortes indícios de quem já foi aluno da casa é privilegiado (desde a primeira lista). Levando em consideração que só este ano tem 8 ex-alunos que foram jubilados e estão querendo retornar e mais X^n pessoas que cursaram disciplinas como aluno especial ainda esperam uma vaguinha, o melhor mesmo é que eu não alimente esperanças.

A UFPB

Como sabemos, fui o 16º colocado por lá, eram 12 vagas, e não serei chamado via ANPEC. Já era sabido que, em vez de chamar os próximos da lista, eles preferem não completar as vagas remanescentes, deixando-as para a seleção local.

A Seleção local da Paraíba

A primeira fase acontecerá em meados de Dezembro. A segunda etapa são dois meses de dedicação exclusiva a um curso de nivelamento, e só ao final desse período saberemos se seremos aceitos no mestrado. O problema é que as informações não são claras o bastante - e o custo de oportunidade é alto, assim como os riscos.

No site do mestrado, as datas de inscrição e realização das provas não estão batendo (tirei um prinscreen da tela). Hoje de manhã pedi que me esclarecessem, e perguntei se havia mais alguma alteração ou informação nova a ser considerada. Eles foram atenciosos e responderam logo. Mas as novas informações foram tão... tão... tão... tão contraditórias, prefiro não comentar aqui (quem quiser saber, me pergunte em pvt). Me deu um nervoso!!!!


E agora, José?

Estou cheio de trabalhos a serem concluídos impreterivelmente até a segunda semana de dezembro. Portanto, estou estudando um pouco, no pouco tempo livre que me resta. Farei a inscrição para a seleção local. Mas na hora H, não sei se viajarei para João Pessoa, fazer as provas. Não sei se aguentaria mais emoções vindas de informações de última hora...

Eles são bastante exigentes, e não é à toa que o curso melhorou bastante nos últimos anos. É claro que a qualidade do curso só me faz querer ir pra lá. Só não sei se vale a pena tentar mais uma vez agora, ou deixar logo pra tentar de novo ano que vem.

Quando me dizem que nunca é tarde, me lembro da senhora que entrou no mestrado em economia aos 65 anos. Como só tenho 30, ainda posso viver mais uma vida antes de pensar em mestrado novamente : )

[ATUALIZAÇÃO]
Como minha vó costuma dizer, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. Seis dias depois tive uma boa notícia.
[/ATUALIZAÇÃO]
----
Foto: capturada do flickr de Alexandre Kuba.

6 comentários:

  1. O importante é que você está bem e logo vais encontrar a sua vaga. Calma Enoch. Muita calma nesta hora.
    Um grande abraço do João Melo, AINDA direto da p. desta selva...

    ResponderExcluir
  2. Enoch.. Cara, sua persistencia é fantástica.
    Abs.
    Carlos Lavieri
    Central de Ensino.

    ResponderExcluir
  3. meu pitaco: vai para a ufpb!

    ResponderExcluir
  4. João, Carlos e Cláudio, obrigado pela força. Agora tô menos nervoso. E até já paguei a taxa de inscrição da seleção da Paraíba.

    Vamos em frente, que é de batalhas que se vive a vida!

    Vou dando notícias...

    ResponderExcluir
  5. Venha e conte comigo aqui para o que for precisar.
    Já tem onde ficar?
    Como já te disse, Prof. Guilherme do departamento de Economia e Diretor do CCSA foi meu orientador de mestrado. Ele é um daqueles acadêmicos não deslumbrados.
    Na torcida,
    Orlando

    ResponderExcluir
  6. Enoch,

    Li o que você escreveu sobre a UFBa e não concordo com sua posição. Sou formado pela UFBa e sei como as coisas funcionam por lá. Acredite que não há privilégios. Vou até te dar um exemplo. Há um colega que passou este ano no mestrado e vai cursar. Bem, este é o segundo ano que ele faz a Anpec. Ele foi um bom aluno de graduação, trabalhou com pesquisa com professor e poderia ter entrado no ano passado, com critérios além da Anpec (privilégio), visto que a professora Gilca, que era coordenadora do mestrado, já sabia do índice de desistência do curso. Mas isto não aconteceu. O professor João Damásio, que você vai conhecer, fala muito da ausência de critérios para aprovar alunos no mestrado. Segundo ele, em todos os centros há uma preferência por pratas da casa. Isto na UFBa não acontece.
    Em relação aos alunos que fazem matérias antes de entrarem no mestrado, fique sabendo nenhum passou. Eles irão fazer a prova novamente este ano.
    O grande problema da UFBa é que, por ser um centro que publica pouco, pesquisa pouco e tenho uma nota mediana para baixo na avaliação da Capes, nota 4, com risco de voltar para 3 na próxima avaliação, não há tantas bolsas disponíveis. Na média, 8 pessoas conseguem bolsas. Algumas a mais conseguem pela FAPESB assim que abre o edital no começo do ano. Com isto, muitas pessoas têm de trabalhar para se manterem no mestrado. Além disto, como a graduação é fraca na UFBa, alguns economistas que trabalham no setor público voltam para a faculdade para fazer um mestrado. Com isto, estas pessoas acabam por ir além do prazo, tendo de prestar a prova novamente. Bem, o que se vê, na média, é que estas pessoas acabam sempre passando, mesmo que em segunda ou terceira listas. Acredite, não há privilégios para estas pessoas.

    Portanto, não pense que há estes critérios pois o que você mais vai encontrar lá é ausência de critérios.

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...