Sobre o processo seletivo

Pra quem chega aqui e fica voando quando ouve falar em ANPEC, faço uma simples rápida explanacão:

O processo seletivo para os mestrados acadêmicos em economia é bem diferente das seleções tradicionais que a maioria está acostumada. Geralmente não tem entrevista, nem projeto de pesquisa, nem análise de currículo.

As inscrições acontecem entre junho e julho. O valor já elimina candidatos: muita gente não está disposta a pagar a módica taxa de R$ trezentos e dez! Daí escolhemos concorrer a até 06 centros de pós-graduação. Os custos são menores do seriam para participar de seis concursos independentes.

No início de outubro, fazemos uma prova objetiva onde uma escolha errada anula uma certa (sim, pode-se ficar com nota negativa). Na verdade, são seis provas em dois dias. Cada prova tem 15 questões, com 5 subitens, onde dizemos se cada subitem é Verdadeiro ou Falso. Aconselha-se marcar apenas quando se tem certeza.

Porque o chute não é recomendado? Suponha que, historicamente, uma média de 5 questões certas por prova aprova pessoas num mestrado em que você estaria disposto a cursar. Se você tem certeza que fez o suficiente, não compensa se aventurar a baixar a nota e perder a vaga.

Em novembro sai a classificação final. Durante três semanas acontecem três rodadas de resultados. Nesse período os centros entram em contato com os canditatos e escolhemos para onde queremos ir, caso sejamos contatados por mais de um.

A prova é tão difícil que os 40 melhores colocados (de cerca de mil) só conseguem fazer dois terços das questões!

Apesar das críticas, esse jeito de selecionar agrada a maioria. Quem quiser complementar, fiquem à vontade para usar os comentários.

2 comentários:

  1. "Porque o chute não é recomendado?"
    Estatisticamente falando, o valor esperado do chute é igual ao valor esperado de não chutar(VE=0), então o problema depende da propensão ao risco de cada candidato. Quando eu não tenho certeza mas to inclinado a uma resposta, eu prefiro chutar, pq apesar da probabilidade objetiva de eu acertar seja 50%, mas como eu to inclinado a uma resposta eu sempre acho q a minha probabilidade de acerto é maior que 50% (probabilidade subjetiva) e acabo chutanto.
    Victor

    ResponderExcluir
  2. Victor, ótimo comentário!

    Recentemente fiquei sabendo de mais um incentivo a não chutar: em pelo menos um centro, existe um critério interno de eliminar os candidatos que tenham nota negativa em alguma das provas.

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...