É imoral, é legal, e não engorda

Acabo de ler sobre o problema com a Camiseteria originado por um vacilo. Jogaram a comunidade fora e agora a querem de volta. Pra isso, querem cometer cometeram um atentado à liberdade.

O que o fake fez pode até ser anti-ético ou imoral. Mas não é ilegal, pois o cara não "roubou" a propriedade de ninguém. E como owner atual, ele pode fazer daquele espaço o que bem entender.

Abriram uma espécie de concurso para tentar banir o cara e reaver a comunidade. Mas se olharmos direito, a conduta do fake não se enquadra em nehuma das alternativas que existem para denuciá-lo por "abuso no orkut".

Vejam bem: não apóio as atitudes do fake. Bem sei que muitos fakes são trolls que só servem para dar dor de cabeça.

Sou cliente e fã da empresa, e leitor do Fábio Seixas. Mas a justificativa que o pessoal da Camiseteria sugere para embasar o intento, ao meu ver, pode apenas levar o Orkut a solicitar informações sobre a identidade verdadeira ao dono do perfil, e não bani-lo.

Mas vou ficar de olho, e se tiver a oportunidade de levar o prêmio, levarei. Afinal, o incentivo é muito bom! Mas eu ainda penso que o mais justo seria a Camiseteria abrir uma nova comunidade mesmo....

----------
ATUALIZAÇÃO:


Passados alguns dias, a comunidade original está sendo deletada e uma nova foi criada. O fake deu sua versão dos fatos, várias pessoas se manifestaram. Continuo achando lamentável a atitude da empresa na condução desse epsódio. Logo uma que é referência em termos de relacionamento com clientes.

Segue abaixo alguns comentários na comunidade (clique nas imagens para ampliar):





3 comentários:

  1. Oi Enoch, tudo bem?

    como você mesmo disse, foi um vacilo nosso. O que o fake fez está dentro da normalidade do funcionamento do Orkut no que diz respeito a abandono de comunidades. Ele realmente não roubou a comunidade e nem nós afirmamos que ele fez isso.

    Sim, como dono ele pode fazer o que quiser com aquele espaço. Mas uma coisa ele não pode, que é manter um perfil falso, o que fere os termos de uso do Orkut.

    O que estamos fazendo é apenas denunciar um usuário que está infringindo os termos de uso. Pode ser que ele não seja excluído, pode ser que o Orkut só peça confirmação dos seus dados. Mas pode ser que seja excluído e tenhamos a chance de desfazer o nosso vacilo.

    Se nada disso funcionar, criaremos outra e tocamos o barco.

    Forte abraço! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Fábio!

    Será ótimo se o cara, de livre vontade, resolver entregar a comunidade. Acho também que vocês não devem ceder, caso se ele queira obter vantagem financeira com isso.

    Da forma que eu analiso, os termos que vcs dizem que ele infringe, não procede. Vejamos:

    "Violação dos Termos de Uso do Orkut. Fornecimento de informações falsas. Crime de falsidade ideológica.
    Item 5.1 (...)
    "

    => se o perfil fake está vazio, como ele está fornecendo informações falsas? E ele informar ao google não significa ter que divulgar as informações no perfil público.

    ResponderExcluir
  3. Ops, esqueci de dizer: já ouvi falar em grupos de trolls no Orkut que se juntam para para atacar e roubar comunidades.

    É claro que vcs não são trolls. E apesar de que, nesse caso específico, os fins justificam os meios, não me senti à vontade em apoiar.

    Fiz uma projeção pessimista, imaginando o que aconteceria com minha conta se cada pessoa que não concordar com algo que eu disser no Orkut, clicar em "denunciar".

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...