Planos de aprendizagem 2.0

Cláudio tá usando o Sunbird e o Google Calendar para preparar planos de aula e quer uma opinião. Ele também pretende disponibilizar isso para os alunos da melhor forma possível e vai usar, eu acho, um blog atrelado às disciplinas.

Shikida, não conheço nenhum programa free, mas aproveitei pra perguntar ao pessoal da Edublogosfera, que é fera em utilizar de maneira efetiva as TICs - Tecnologias e Interação e Comunicação. De qualquer forma, vejo algumas possibilidades a partir do que você já está usando:

a) Compartilhar a agenda
Imagino que para cada dia de aula você abre um "compromisso" e anota os conteúdos a serem trabalhados + as atividades a serem desenvolvidas naquele dia. Seriam essas entradas que você quer compartilhar?

Uma opção seria fazer uma agenda pública (ou compartilhada apenas com os alunos) e "salvar" esses compromissos lá também. No MSO (Microsoft Outlook) eu usaria uma categoria por disciplina (acho que no Sunbird dá pra categorizar também, né?). Já no Google Calendar não é possível atribuir categorias e tags, então, as opções seriam: 1) criar uma Agenda para cada disciplina, ou, 2) Usar um código identificador da disciplina no início de cada compromisso.

Os programas de agenda tem um campo assunto e um espaço para anotações. Geralmente eu escrevia "15a aula de Economia de Empresas" e elencava os assuntos do dia dentro do memorando anexo ao comprommisso. Só que às vezes queremos ter uma visão global do andamento das aulas, e assim fica impossível. Nesse ponto, geralmente a gente volta para a planilha, nossa velha conhecida! Mas uma solução simples seria identificar no campo "subject" o tema da aula, mais ou menos assim: "15a aula de Economia de Empresas (Curvas de Custo)"

b) Postar o plano de aula no blog
Outra opção, seria simplesmente escrever no blog qual serão os temas, de véspera, abrindo espaço para os alunos comentarem depois da aula. Não esqueçer de criar uma categoria pra cada disciplina.

Em 2007 usei um blog como apoio a uma disciplina. Os objetivos foram parcialmente atendidos, pois a maioria dos alunos diziam não ter acesso regular à internet. Também já experimentei trabalhar com lista de discussão. Pelos minhas poucas andanças, tenho visto que o mais comum é os alunos criarem um email "da turma" para o professor "mandar material".

c) Criar um site colaborativo
A terceira sugestão é criar um wiki - recomendo o Google Sites (ver isto e este) - e colocar ementa, plano de curso (ou de aprendizagem, como chamam hoje :) e também registrar lá cada dia de aula. Exemplificando, abre-se uma página para o cronograma de aulas, no formato lista, como estamos acostumados:

(...)
"15a aula de E.E (Curvas de Custo)"
"16a aula de E.E (Oferta da Firma)"
(...)

Aí, para cada dia, cria-se um hyperlink para uma nova página onde será detalhado/ planejado o plano daquela aula. Essa páginas - os diários de aula - também podem ser editadas pelos alunos, que acrescentariam informações para ampliar o assunto, notas de aula, resumos de leituras, etc, etc

Um comentário:

  1. VAleu, Enoch. Acho que já faço boa parte disto tudo, mas algumas sugestoes já ajudaram. Entretanto, ainda acho dificil o uso do google calendar e sunbird pela forma como se ve. eu teria que ter o email de cada aluno (ou um grupo de alunos), coisa dificil de se gerenciar ainda....

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...