Arquivos: aqui, ali, em qualquer lugar


Hoje vou comentar sobre dois programas que uso para manter pastas e arquivos sincronizados entre vários computadores (sem necessidade que ambos estejam ligados ao mesmo tempo) e ainda manter um backup online - nas nuvens. Não se avexe, leia até o final, tem surpresa!

Os dados, além de ficarem localmente nos computadores, podem ser acessados de qualquer browser (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, Chrome, etc), via internet, através de uma página segura.

Mesmo que você possua apenas um computador, convém ter cópia atualizada dos seus arquivos mais importantes na internet. Se você não possui computador algum, então tenha seu "disco virtual" acessível de qualquer lugar. Já os envia para o email? Email não é a melhor solução pra isso. Já tem um pendrive gigante, de 4GB, que te permite carregar os arquivos para todo lugar, sem depender de conexão? Ainda assim, recomendo!

Ambos os programas possuem cliente desktop para Windows e Mac, página para acesso via browsers normais e para browsers de dispositivos móveis. Permitem fazer streaming de música e compartilhar pastas inteiras com outras pessoas.


Até já comentei rapidamente sobre eles. Não serei repetitivo falando das características de cada um. Mostrarei alguns pontos específicos que notei ao usá-los:

Live Mesh
  1. Permite acessar remotamente os outros computadores. Por exemplo, se você estiver longe do desktop, mas ele estiver ligado, você pode "entrar" para executar algum comando.
  2. Pode-se escutar suas músicas e vídeos direto no browser
  3. Dá pra fazer upload a partir da página mobile.
  4. É disponibilizado um espaço de 5GB, sem possibilidade de expansão.
  5. O programa avisa quais as últimas alterações e ainda é possivel escrever lembretes
  6. Se você equivocadamente apagar um arquivo, ele será retirado de todos os computadores também.
  7. Lá no Baixaki é possível encontrar um minitutorial em português, e outro, mais completo, no Peopleware. E aponte *aqui* para ver as demais características.

SugarSync



  1. É possível escutar suas músicas por streaming no computador ou no celular.
  2. Se você edita um documento várias vezes, ele guarda, se não me engano, as 5 últimas versões. Se um arquivo é deletado no computador, ele vai pra uma lixeira virtual, online, no SugarSync.
  3. Pode-se editar um documento ou planilha diretamente no browser, sem precisar baixá-lo.
  4. Permite enviar arquivos por email, onde o destinatário receberá um link para fazer o download.
  5. Possui clientes para iphone, windows mobile e blackberries
  6. A conta free permite sincronismo com 2 computadores e dá direito a 2GB.
  7. Pode-se testar os recursos completos por 30 dias. Se a conta gratuita não for suficiente, é possível adquirir mais espaço, com planos a partir de 30GB a U$4,99/mês.
  8. Informações em português: tem matéria no G1, tem texto explicativo no "Dicas de suporte do Garcia" e minitutorial no Baixaki. Veja a opinião do E aponte o mouse *aqui* para fazer um tour pelo programa.

Os dois estão instalados aqui, mas meu preferido é o SugarSync, que também é recomendado pelo Erick Engelhardt.

E agora, a melhor parte!

Cadastrando-se no SugarSync a partir deste *link promocional* (http://migre.me/3g06) até 15 de julho 31 de Agosto, tanto eu quanto você ganhamos mais 500MB na conta gratuita! E se você fechar algum plano pago, o bônus é de 10GB!

Mas atenção: não basta se inscrever. Tem que fazer o download do programa, instalar e sincronizar pelo menos um arquivo ou pasta!

Um comentário:

  1. Estou testando o serviço, grato pela dica.

    Gilson.

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...