
Por insistência do médico, devido a um quadro de excesso de peso + insulina alta (mas não chega a ser diabetes) + triglicérides altíssimo + colesterol no limite (mas o bom colesterol está muito baixo ) + ácido úrico acima + hipertensão, fui a primeira vez na antevéspera do natal passado.
O engraçado é que antes da consulta passei no supermercado e comprei alimentos que, apesar de fazerem bem à saúde, fiquei sabendo logo depois que não deveria ingeri-los, pelo menos por enquanto.
A nutriconista viu meus exames e me orientou de forma a regularizar aqueles índices. Devo evitar batata, beterraba, couve, arroz integral, feijão, uva, tomate, vegetais folhosos verde-escuros, cuscuz, chás e até mingaus. Quanto ao que comer, discutiu comigo uma lista de coisas, e não me deixou preso*a um cardápio rígido. Também pediu pra eu comer- por um tempo - 3 castanhas por dia e semente de linhaça 3 vezes por semana.
Agora sou mais consciente: sei que no meu caso é melhor comer um pastel de forno do que um sanduíche natural feito com pão integral, cheio de uva-passa.
A dica é essa: vale a pena consultar um nutricionista, mas leve junto seus exames de sangue recentes.
É claro que tentações existem e saio da linha constantemente. Em casa o povo não colabora: é carne na churrasqueira ou frita no óleo todo dia! Ainda temos o hábito de acordar no meio da noite pra conversar enquanto comemos Josefina...
Olha, é melhor consultar um nutricionista que um endocrinologista, viu! Eles têm sempre a mesma dieta e não se adequam ao seu estilo de vida. O nutricionista tem essa preocupação.
ResponderExcluirEu estou esperando minha vida se regularizar mais para dar fim ao peso extra!
Espero nunca engordar de verdade, sempre fui magrelo, mas beterraba é difícil de evitar!
ResponderExcluir@Alcione, engraçado que depois que você falou, ouvi mais duas pessoas comentando que não gostaram muito do regime passado pelo endócrino.
ResponderExcluir@Aguinaldo, pelo menos é temporário. O que eu não gosto mesmo são os alimentos da família dos amargos: jiló, maxixe e beringela!
Gente, "endócrino" só é recomendado a fornercer uma prescrição dietética se seu caso de readucação alimentar estiver ligado a fatores hormonais!
ResponderExcluirFora isso, é Nutricionista mesmo!
O Nutri deve estar atento a aceitação do alimento que ele esta sugerindo ao seu paciente, se o paciente tem alergia ou não aceita o alimento(ou ñ tem facilidade de acesso ao alimento por questões financeira), o ideal é substitui-lo por outro que possua os mesmo nutrientes e mesmo valor calórico...
Lembrando que, uma má alimentação desencadeiam vários fatores que podem comprometer sua saúde!
Fiquem atento!