Vale a pena consultar uma nutricionista?

Confesso que estava com preconceito de ir à nutricionista. Afinal, todo mundo sabe o que fazer para ter uma alimentação saudável: mastigar bem, comer várias vezes ao dia, evitar frituras e muitos doces, comer mais frutas e verduras, etc, etc.

Por insistência do médico, devido a um quadro de excesso de peso + insulina alta (mas não chega a ser diabetes) + triglicérides altíssimo + colesterol no limite (mas o bom colesterol está muito baixo ) + ácido úrico acima + hipertensão, fui a primeira vez na antevéspera do natal passado.

O engraçado é que antes da consulta passei no supermercado e comprei alimentos que, apesar de fazerem bem à saúde, fiquei sabendo logo depois que não deveria ingeri-los, pelo menos por enquanto.

A nutriconista viu meus exames e me orientou de forma a regularizar aqueles índices. Devo evitar batata, beterraba, couve, arroz integral, feijão, uva, tomate, vegetais folhosos verde-escuros, cuscuz, chás e até mingaus. Quanto ao que comer, discutiu comigo uma lista de coisas, e não me deixou preso*a um cardápio rígido. Também pediu pra eu comer- por um tempo - 3 castanhas por dia e semente de linhaça 3 vezes por semana.

Agora sou mais consciente: sei que no meu caso é melhor comer um pastel de forno do que um sanduíche natural feito com pão integral, cheio de uva-passa.

A dica é essa: vale a pena consultar um nutricionista, mas leve junto seus exames de sangue recentes.

É claro que tentações existem e saio da linha constantemente. Em casa o povo não colabora: é carne na churrasqueira ou frita no óleo todo dia! Ainda temos o hábito de acordar no meio da noite pra conversar enquanto comemos Josefina...

4 comentários:

  1. Olha, é melhor consultar um nutricionista que um endocrinologista, viu! Eles têm sempre a mesma dieta e não se adequam ao seu estilo de vida. O nutricionista tem essa preocupação.
    Eu estou esperando minha vida se regularizar mais para dar fim ao peso extra!

    ResponderExcluir
  2. Espero nunca engordar de verdade, sempre fui magrelo, mas beterraba é difícil de evitar!

    ResponderExcluir
  3. @Alcione, engraçado que depois que você falou, ouvi mais duas pessoas comentando que não gostaram muito do regime passado pelo endócrino.

    @Aguinaldo, pelo menos é temporário. O que eu não gosto mesmo são os alimentos da família dos amargos: jiló, maxixe e beringela!

    ResponderExcluir
  4. Gente, "endócrino" só é recomendado a fornercer uma prescrição dietética se seu caso de readucação alimentar estiver ligado a fatores hormonais!
    Fora isso, é Nutricionista mesmo!
    O Nutri deve estar atento a aceitação do alimento que ele esta sugerindo ao seu paciente, se o paciente tem alergia ou não aceita o alimento(ou ñ tem facilidade de acesso ao alimento por questões financeira), o ideal é substitui-lo por outro que possua os mesmo nutrientes e mesmo valor calórico...
    Lembrando que, uma má alimentação desencadeiam vários fatores que podem comprometer sua saúde!
    Fiquem atento!

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...