Exame ANPEC - Para onde foram os convocados?

gráfico de dispersão, média X classificação do candidato

Trago uma planilha com informações úteis a quem pretende fazer mestrado em economia. São algumas pistas para perguntas como "quanto preciso tirar para entrar na EPGE, PUC-RJ, na USP, na UFGRS, no CEDEPLAR, no CAEN, no PIMES, etc?".

Contém resultados do Exame ANPEC 2009, incluindo para quais centros foram boa parte dos candidatos convocados. Há outras informações relevantes, como médias e desvio padrões ao longo de nove concursos.

Dois terços dos programas de mestrado não corrigem a prova discursiva de Economia Brasileira, e 4 ou 5 sequer consideram a prova objetiva.

O desempenho geral ano passado foi considerado baixo, mas as provas foram bem pesadas. Para a ANPEC 2010 espera-se que a concorrência aumente bastante - efeito da crise.


notas médias e classificação, ao longo de 9 anosDos 915 inscritos, houve evasão de 16,28%. As 766 pessoas que fizeram as provas possuíam idade média de 26,5 anos e 68% se formaram nos últimos dois anos. Apenas 34,6% são mulheres.

Quatorze pessoas declararam que fizeram o Exame pela segunda vez, 8 declararam que fizeram pela terceira vez e 27 disseram ser treineiros.

Conseguimos levantar o destino de 297 convocados (foram anunciadas 524 vagas). Destes, a idade gira em torno de 24,85 anos e 1,2 anos de formados. Noss centros considerados top, os mestrandos tem idade média ligeiramente menor.

Fica subentendido que o custo de oportunidade em prestar ANPEC é maior, quanto maior o tempo de formado. Dos atuais mestrandos que conseguimos identificar, cento e dezoito deles ainda não haviam se formado na ocasião da prova e 50 pessoas tinham concluído a graduação há um ano.


quantidade de pessoas que fizeram anpec, segundo seu ano formatura.

A pasta de trabalho (conjunto de planilhas) foi elaborada a partir da lista feita por Artur Manoel Passos, mestrando da PUC-Rio, através da colaboração de várias pessoas. Juntei a ela informações coletadas na própria Comunidade da ANPEC no ORKUT e em diversos sites, mais a planilha com informações divulgadas pela UNESP. Não confundir essa com a outra, que mostra as estatísticas dos inscritos no exame 2009.



Para fazer o download, basta clicar com o botão direito aqui ou no ícone da planilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...