Para Concluir, Dois Vídeos

Links para os dois últimos vídeos da série de reportagens inspiradas em O Valor do Amanhã:

A importância da educação
A educação é parte dos investimentos que uma sociedade faz em seu próprio futuro. A produtividade dos trabalhadores qualificados agrega mais valor do que os que não tiveram instrução (07/10/2007 - 8m22s)

O mundo de nossos filhos
A última reportagem da série mostra que muitos humanos destróem e põem em risco todo o planeta. Dessa maneira surge a questão: estamos gastando recursos que deveriam ser guardados para o futuro? (14/10/2007 - 10m5s)

O valor das expectativas... tempo é dinheiro?

De uma tacada só, segue mais três apontadores para assistir e refletir sobre O Valor Do Amanhã:

Tempo é dinheiro? -
Valor do Amanhã: as inovações tecnológicas dão um baile no tempo de realização das coisas. Do avião a jato à fibra ótica, da internet ao celular, tudo é feito em nome da economia de tempo (16/09/2007 - 8m15s)

As expectativas -
Cada cultura tem uma forma própria de se relacionar com o futuro. Os sonhos e as expectativas de uma comunidade se formam a partir das necessidades encontradas durante a batalha pela sobrevivência (23/09/2007 - 8m52s)

O que podemos esperar do futuro? -
O valor do futuro depende do que se espera dele. Para as religiões, a vida é apenas passagem. Ela prega a volta ao Eden: renúncia hoje, paraíso depois. A instabilidade institucional abala a confiança (30/09/2007 - 8m29s)

Rapidinhas #02

1) Deu tudo certo com a viagem que fiz a quinze dias atrás. Rodei quase 700km em um dia só! Foi trabalhoso mas as coisas foram fluindo bem e entreguei a papelada a tempo.

2) Estou na espera do resultado final, ou de mais alguma solicitação de documentos... É imprevisível!

Atualização:
2.1) Agora vamos ter que reconhecer a firma no Histórico da Graduação, o que significa viajar de novo. Detalhe: os fóruns (e portanto, os cartórios) estão em greve! Bom, acho que também vou aproveitar pra ir tirando o passaporte, já que será pedido no momento da matrícula.
3) Enquanto isso, já começo a estudar Espanhol (e Francês, por curiosidade) através do Livemocha, um rede social para aprendizado de idiomas (dica do Sérgio F. Lima).

Mais Um Capítulo Da Seleção Da Pós-Graduação

Parei para escrever à queima-roupa. Será que tem alguém acompanhando esta odisséia? O texto de hoje é em homenagem e contribuição aos "Grandes Momentos da Burocracia", do prof Adolfo Sachsida.

No post anterior falei que estou fazendo uma seleção, e que exigiram o reconhecimento de firma do reitor, no diploma.

Amanhã, quarta-feira, este documento tem que estar em Vitória Da Conquista, porque vão levá-los para o Consulado Da Espanha e para o Ministério Das Relações Exteriores.

Acompanhem o quase-desenrolar da história:

Na quarta-feira passada consegui trazer o diploma de Vitória da Conquista, e no dia seguinte encaminhei pelos Correios para que uma amiga resolvesse pra mim. Na segunda-feira (ontem) pela manhã o Sedex não havia chegado em Ilhéus. Na internet, o rastreamento de objetos constava que o envelope ainda estava por aqui!

Então fui pessoalmente ao Centro de Distribuição dos Correios, aqui em Jequié, procurar notícias. Chegando lá, um aviso bem grande: "Informações, só na parte da tarde. NÃO INSISTA!"

Para meu alívio, a encomenda chegou em Ilhéus, no destino, por volta das 17h. O fórum (onde está o cartório) já estava fechado, e só abriria no outro dia, à tarde.

No dia seguinte (hoje, terça), chegando ao fórum, disseram que a assinatura está um pouco diferente (o pessoal dos cartórios sempre fazem isso...), e que a pessoa teria que ir lá abrir nova firma. Mas a ex-magnífica está morando em Salvador...

Ligando para UESB/Conquista, a solução que me deram foi pedir uma segunda via do diploma, e ao mesmo tempo, um certificado assinado pelo atual reitor. Neste certificado, terei que reconhecer a firma.

Amanhã cedo irei à UESC (Ilhéus) para que a pessoa responsável por preparar este documento/ certificado se compadeça com minha história, encontrar e esperar que o reitor assine. Voltar ao cartório (que só abre depois do meio dia), torcer para que dê certo desta vez. Depois, pegar estrada novamente e chegar em Vitória Da Conquista antes do final da tarde!

Tranquilo, Deus está comigo. Torçam por mim! Durante o dia devo dar notícias via Twitter.

;)

A Força De Um Empurrãozinho

Nas últimas semanas venho fazendo uma uma a seleção para uma pós-graduação stricto senso. Para as vinte vagas, ainda restam trinta e um candidatos.

O resultado final sairá nos próximos dias, mas a cada hora surge uma solicitação diferente. Ontem à tarde chegou um email pedindo o reconhecimento de firma do reitor no diploma de graduação. Isto deve estar pronto na próxima semana, impreterivelmente.

Meu diploma original está em Vitória da Conquista, eu estou em Jequié, e tenho que reconhecer esta bendita firma num cartório em Ilhéus, pois estudei na UESC. Agora de manhã tenho uma licitação e à tarde viajarei para dar aula em outra cidade.

Logo eu, um otimista inveterado, ao ler o email e pensar que além dos muitos compromissos e afazeres que tenho nos próximos dias, ainda teria que empreender um esforço logístico para dar conta desta tarefa, relutei por um momento.

Ao ver minha cara de desânimo, o colega ao lado me cutucou:

- Enoch, veja pelo lado bom! Graças à Deus este email chegou hoje, justamente no dia em que tem alguém em Vitória Da Conquista que pode trazer o diploma pra você!

Imediatamente abri um sorriso, e disse:

- É mesmo, tem razão! Já que é assim, então vou exercitar a resiliência e a proatividade!

Com ajuda do telefone, do networking e de amigos, fui empenhando ações afim de solucionar a pendenga...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...