Aquisições

Já pensando na prova de outubro, venho comprando alguns livros. As duas aquisições mais recentes são:

Matemática para Economistas - Simon & Blume
Para quem não tem idéia do tamanho, imagine: são 1,53 Kg

Microeconomia - Princípios Básicos - Varian
Nunca fui muito fã de Robson Crusoé, então sempre voltava para Pindyck. Mas como todos dizem que Varian é indispensável... Resolvi dar mais uma chance!

Escolhas: o valor do amanhã

Eu prometi que traria dicas que ajudariam a pensar e refletir sobre as decisões que tomamos ao longo da vida. Tem um livro escrito por um economista-sociólogo (ou sociólogo-economista?) que aborda bem isso: escolher entre o presente ou o futuro.

Resenhas: Rodrigo Constantino achou o livro bem objetivo e didático. No Sinestesia, foi dito que a obra contém algumas gordurinhas. =)

Sobre o tema, o autor, Eduardo Giannetti da Fonseca, também apresentou dez pequenas reportagens que foram ao ar no Fantástico, programa da Globo, entre agosto e outubro do ano passado. Sobre a série, leia os comentários de Carlos Eduardo Moura.

E de quebra, para começar, abaixo os links para assitir aos dois primeiros vídeos:

Primeiro episódio: O valor do Amanhã
"A série ajudará a resolver a eterna disputa entre presente e futuro na vida de todos. Durante todo o tempo, sonhos e desejos se opõem às possibilidades e limites" (12/08/2007 - 11m1s)

Cigarras e Formigas -
Mostra que a vida é feita de escolhas: temos que decidir entre os apelos do presente ou poupar para poder aproveitar a vida no futuro. O homem é refém do tempo (19/08/2007 - 10m21s)

A vida é feita de escolhas

Aahhh, mais 365 dias! Planos foram traçados por alguns, outros não vêem sentido em criar ou renovar votos para o período que se inicia, afinal, dizem - é apenas uma sucessão de datas. Independentemente se começaram assim ou assado, a realidade é que o tempo corre. Já estamos a quase quinze dias com o pé no ano novo.

Isso me faz pensar em como a vida acontece e lembro duas coisas. A primeira: meus alunos me perguntam como/ por quê cursei Economia. Prestei três vestibulares naquele ano. Ao preencher o formulário de inscrição para terceira universidade, no momento de marcar a opção, não sei o que me deu, quis diversificar um pouco, e então... Pequenas decisões (nem sempre conscientes), que tomamos no dia-a-dia, terão repercussões futuras.

Outra situação: sempre me perguntam qual a fórmula mágica para entrar na docência superior. Ora, não é moleza tornar-se professor universitário antes de ter um mestrado no currículo. O que quero dizer é que identificamos uma meta, e, apesar dos percalços e desvios de rota, tentamos trilhar um caminho para chegar ao alvo. Para chegar até aqui, além de ter o perfil necessário, construí uma trajetória que me permitiu alcançar este objetivo.

Olha que beleza! a vida se desenrola tanto pelas pequenas escolhas que fazemos diariamente, quanto pelos objetivos que perseguimos a médio/longo-prazo.

As coisas vão acontecendo, decisões vão sendo tomadas. E como elas trazem consequências para o presente e para o futuro, no nosso próximo encontro trarei alguns links que nos farão refletir sobre as escolhas.

------------------
PS: no segundo semestre do ano passado o blog esteve em recesso. Obrigado aos que mantiveram o feed!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...