Blogueiros Economistas e/ou Economistas Blogueiros

Estou satisfeito com nossa blogosfera (brasileira) de economia.  Se não temos quantidade, pelo menos gente de qualidade há. Esses blogueiros não ficam falando sozinhos. Conversam, ampliam os assuntos, ora comentando direto nos blogs dos colegas, ora fazendo referências em seu próprio espaço.

E, além de conversações, geram ações coletivas, como os e-books sobre o porquê da multa nos rodízios de sushsis e o que discute a questão dos bafômetros. Promovem passeatas em favor da liberdade. Alguns chegam a fazer campanha contra ditadores assassinos.

Há também os blogs coletivos, como estes do pessoal de Economia da UFES, e outro, mantido por alunos da PUC-RJ.

Já faz algum tempo que, além de assinar os feeds, montei um wiki (página colaborativa) onde catalogo os blogueiros-economistas/ economistas-blogueiros. A lista está em construçao e quem quiser pode ir lá editar: Profissionais Na Rede.


Por quê são poucos?

Primeiro um adendo: como não sei quem está "por trás" (ops, no bom sentido =) do Na Prática A Teoria É Outra, vou chamá-lo de NPTO.  NPTO acha que tem pouca gente blogando.

Mas, por quê são poucos? Minha opinião é que ainda há muito preconceito com o termo "blog". E, uma vez vencida esta etapa, ainda esbarramos na resistência que as pessoas tem de aprender a usar as ferramentas e o modus operandi do mundo virtual.

Tempos atrás Shikida questionou o porquê de haver tão poucos blogs de economia feitos por alunos de economia (vejam os comentários feitos por lá). Mas, e quando o estudante, apesar da boa vontade, começa a dizer "barbaridades"? Como criticar sem espantantá-lo?

Aproveitando a discussão, gostaria de ver mais economistas integrados às mídias sociais. Seria interessante, por exemplo, ver essa parcela da blogosfera aderindo também ao Twitter (rede social e microblog).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...