Hora De Coletar Os Dados Primários

Numa das comunidades do Orkut, alguém pediu que respondêssemos a um questionário para sua pesquisa do mestrado. Disse que mandaria o arquivo por email.

Imagino que este formulário está montado no MS Word. Se eu quiser participar, ele terá que me encaminhar, entrarei no meu email, farei o download, passarei o antivírus, abrirei o editor de textos, marcarei as respostas, salvarei as alterações, farei o upload, tudo isto antes de apertar "Send". Em seguida ele ainda terá quei abrir o correio eletrônico, baixar o arquivo, e provavelmente tabular os dados na unha!

Minha dica, para quem vai coletar dados primários, é criar um formulário no Google Docs, um survey online, tanto para facilitar a vida de quem vai preencher, quanto para quem vai agrupar os dados.

Se for encaminhar o questionário, pode-se divulgar apenas o link ou incluir as perguntas no corpo do email. Assim as pessoas entram, respondem, e as respostas irão automaticamente para uma planilha, para serem usadas como e onde quiser.

Acho útil, mesmo que o pesquisador tenha que imprimir, aplicar o formulário pessoalmente e lançar as informações depois.

Para saber mais sobre o Office do Google, vale a pena consultar a Central de Ajuda. Para saber mais especificamente sobre os formulários, recomendo estes três links:
Investir um tempinho aprendendo a construir e manusear o formulário pode economizar algumas horas no momento de tabular os dados.

BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...