Ambiente de Trabalho

Depoimento de um engenheiro de manutenção em uma indústria de pelotização de minério de ferro:
"Uma coisa interessante que tenho notado é a preponderância do uso de GTD por pessoas ligadas à area de informática e internet. A maioria dos blogs que vejo dá dicas bastante interessantes para trabalho em ambiente "on-line". Como usar RSS Feeds para se manter atualizado, usar todo tipo de esteróide no Firefox, desenterrar funções sobrenaturais do Gmail e usar o Remember The Milk como agenda.

Gosto muito das dicas e tento aplicar algumas, porque realmente são úteis. Entretanto, na maioria das vezes tenho que "filtrar" todo o conteúdo "web-based" das dicas de produtividade e GTD porque no meu ambiente de trabalho não é possível aplica-las (...)"
Continue lendo e veja lá no grupo GTDbr como o Fabrício Hupp aplica o GTD no seu dia-a-dia de trabalho.

E não esqueça de contribuir para a discussão ;)

Blogs Primos (Meme: até onde concorremos?)

Dada a dinâmica da internet, é difícil alguém falar sozinho por muito tempo. Os mesmos assuntos são tratados em vários espaços por pessoas diferentes. Pensando nisso, Carlos Carvalho faz uma reflexão - será que os blogs concorrem entre si? - e nos instiga a mostrar a cara de nossos "primos".

Engraçado... Recentemente uma amiga tentava resolver um problema, e lembrei que um texto sobre o assunto em questão acabara de ser publicado num certo blog. Não pensei duas vezes, falei:

- Elzinha, vou te dar uma dica, presta atenção: é de um blog "concorrente", mas tem um artigo que pode te ajudar com algumas idéias. Anota aí o endereço http://...

A maneira de encarar e lidar com "a concorrência" depende da missão do blog e dos objetivos de quem bloga. O Além Das Curvas' Blog, por exemplo, cumpre dois papéis:
  1. Mostrar TENTATIVAS REAIS de gerir o dia-a-dia com um jeitinho todo especial. [Veja se você se identifica ] e [conheça um pouco da história ]
  2. Chamar a atenção para conversas que acontecem no grupo de discussão GTDbr, levando mais gente boa para lá.

Bom, se compartilham o tempo escasso dos mesmos leitores, então as relações entre blogsites podem ser de competição ou colaboração. Na tentativa de conseguir a atenção desses leitores, visitantes, amigos, etc, cada blogue adota (conscientemente ou não) uma estratégia. Quanto aos que possuem conteúdo similar a este, percebo que, apesar de falarem do mesmo tema, cada um tem um foco peculiar, uma espécie de "objeto de estudo" diferente. Destaco estes:

Blog GTD Brasil
Aqui a mensagem principal é: mantenha seu sistema de organização pessoal, manipule e gerencie suas informações com ferramentas online. Tem insights legais e também idéias mirabolantes.
Assine o feed porque as atualizações são eventuais. Aproveite e veja as contribuições do Azevedo lá no grupo de discussão.


Efetividade.Net
Foco: dicas gerais sobre produtividade e utilidades (para o lar, escritório, etc). Dá sugestões de presentes, ensina a tentar o primeiro emprego, truques para manter a mesa limpa, etc.
Tem um visual bonito e matérias bem escritas. Há de se considerar que este blog já nasceu com audiência formada, advinda do BR-linux. Às vezes passa a impressão de que é uma tradução do 43Folders e do Lifehack.

Desenrolando

Não chamaria de blog, porque não se sabe quem está por trás da escrita. Apesar disso, tem coisas legais: explicou como acabar com o chulé e ainda traduziu a famosa metodologia do prof. Solomon... aquela que diz que em doze passos é possível encontrar qualquer objeto perdido!
Foco: "A idéia é que cada um possa contribuir com seus dois centavos à fim de fazer a vida de outros mais fáceis e simples, através de dicas práticas que facilitem o dia-a-dia de todos nós."

Isso Mesmo!
Este site também se enquadra na categoria de blogs onde o(s) dono(s) (quase) não mostra(m) a(s) cara(s). Escreve sobre "... tudo mais que possa ajudar sua vida on ou offline". Tem pouco mais de 3 meses de vida, mas já acumula uma quantidade respeitável de artigos.
Ele repassa orientações sobre como ser mais produtivo ao trabalhar em casa, experimenta como é trabalhar fora de casa, acha que é fácil emagrecer e continuar magro, e por fim, manda-nos esfregar o pão na parede ; )

Dica: Zen Habits

Leo é um cara que conseguiu parar de fumar, organizou a vida financeira, começou a acordar cedo, passou a se alimentar melhor e vem fazendo outras mudanças significativas em sua vida a pouco mais de um ano. Leo diz que não é nenhum super-homem, e que neste processo já caiu, levantou e sacudiu a poeira inúmeras vezes.

Ele escreve um blog - Zen Habits (em inglês) - que trata justamente disso: como alcançar seus objevos. Sem doses exageradas de determinação ou dedicação. Apenas com medidas simples que ele aprende a cada dia, sabendo que ainda há muito a melhorar.

O Daniel, do blog Cravo e Canela, fez um comentário chamando a atenção para um artigo que acabou de sair do forno do Zen Habits: The Getting Things Done FAQ. Dentre as várias perguntas e respostas, temos:

- Há uma maneira mais fácil de começar a praticar a metodologia GTD?

Sim. Você não necessita executar a metodologia toda em uma vez. Você deve começar com o que faz sentido para você. Mas faça
pelo menos o seguinte:
  1. Começe pela coleta. Tudo que você precisa é de um caderno e uma caneta. Registre todas as pendências, pois assim você não se esquecerá das coisas a fazer e ao mesmo tempo começará a tirá-las de sua cabeça. Se você se sentir bem e quiser continuar, use o caderno para rascunhar algumas listas e organize suas próximas ações pelos contextos em que você as faz (no trabalho, em casa, na rua, no computador, etc.).
  2. Limpe seu espaço de trabalho. A etapa seguinte, se você estivesse pronto, seria processar todos os seus papéis. Recolhê-los em uma pilha, e trabalhar de cima para baixo, processando e decidindo o que fazer com cada um . Isso traz uma sensação de bem-estar surpreendente. Daqui para frente, comece a usar uma caixa de entrada para centralizar a chegada de todos os papéis (bilhetes, post-its, correspondência, recibos etc). Se você estiver se sentindo seguro, faça o mesmo com seu email.
  3. Crie um sistema de arquivamento para material de referência. Basta algum tipo de fichário ou armário (ou uma gaveta dedicada a seu arquivamento), algumas pastas e algumas etiquetas. Use um sistema alfabético simples.

No meu ponto de vista, a melhor maneira de começar é lendo o livro e aplicando radicalmente as dicas para adquirir os novos hábitos. Mas o FAQ é interessante e vale a leitura. Se você tiver dificuldades com a língua do Tio Sam, leia os artigos com a ajuda do babel fish (peixe-babel), aquele peixinho que, ao ser colocado dentro do ouvido, faz a pessoa entender e se comunicar em qualquer idioma:
Lembro também que lá no grupo de discussão tem um banco de dados (disponível para membros) com a tradução e significado dos termos mais utilizados no sistema GTD.

Off Toppic: Pseudo Atualizações

A cerca de dois meses atrás o Joe Edman me alertou sobre uma bagunça nos feeds. Diariamente vários posts que sequer foram editados aparecem como atualizados. Na época, tentei consertar.

Mas, segundo Joe, o problema persiste.

- Joe, meu velho, esse problema acontece não acontece só comigo, mas com sites de peso, a exemplo do meiobit e no Brpoint , como falei antes. O culpado parece ser justamente o bloglines (ou ele e o feedburner andam se estranhando). Com os demais agregadores de feeds, aparentemente está tudo certo.

Pra tentar resolver o problema com o bloglines, desta vez fiz um mashup com o Yahoo Pipes. Então, se este blog apresentar atualizações inexistentes no seu feed reader, então experimente:

*Assinar este blog com o Feed by Yahoo Pipes* [clique com o botão direito do mouse em copiar link e em seguida cole no seu leitor de notícias]

Gostaria do feedback de vocês. Mais alguém tem notado problema com a distribuição dos feeds?

  • TWITTER PELO CELULAR
Aproveitando a carona do post, não estou conseguindo enviar o SMS para ativar o Twitter pelo celular. Tentei com o + na frente, depois com o 00. Reiniciei o processo. E nada! Uso um Claro pré-pago.

Quem tiver alguma sugestão ou solução, faça por aqui nos comentários ou em pvt.

GTD X Estudos

Conversação lá no GTDbr, mais ou menos assim:
- Eu estou tentando adaptar o Sistema (Getting Things Done) aos meus estudos. Faço um curso de atualização, uma pós graduação, estudo pra concurso em casa e faço inglês. Acho que algo não está certo pois a parte da coleta, processamento, lista de projetos, tudo eu fiz, mas me sinto um pouco perdida... Alguem adotou o sistema para estudar? Perguntou Alice.
Nelson respondeu com várias dicas:

- (...) Eu adotei para tudo: trabalho, casa, e para conseguir tempo para tirar meu mestrado. Eis o que faço para as tarefas relacionadas a meus estudos:
(...)
(Termine de ler esta e outras respostas no Grupo de Discussão GTD Brasil.)

Como usar o scribd?

comentei rapidamente que o Scribd abre possibilidades interessantes. Criei uma conta lá e aos poucos vou contribuir com alguns arquivos. A utilização do site é bastante intuitiva e não oferece dificuldades para usuários de internet um pouquinho acima da média.

Mas caso você não saiba como navegar num documento do Scribd, é assim ó:
Image Hosted by ImageShack.us
Veja a legenda:

A - Mãozinha para navegar como nos documentos em pdf. Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste o documento.
B - Clique aqui, depois selecione um pedaço do texto
C - Pesquise no documento: escreva uma palavra e dê Enter.
D - Mexendo aqui você dá um zoom, aumenta ou diminui a visualização
E - Manda imprimir o arquivo
F - Quando o documento está dentro de uma página na internet, este botão abre o documento em uma nova página
Image Hosted by ImageShack.us
G - Visualização da página inteira dentro do espaço reservado
H - Largura da tela (dentro do espaço reservado ao Scribd)
I - Passa as páginas para frente e para trás
J - Move a página para cima e para baixo.

Image Hosted by ImageShack.us

Agora é só testar com o documento abaixo:



Pode-se baixar o arquivo no formato pdf, word, txt, e mp3! Sim, o Scribd lê o texto! Funciona melhor no inglês. Mas ouça abaixo como ficou a narração do arquivo acima:



Maiores informações sobre as características e recursos do Scrib, leia uma apresentação geral no Techbits, e para fazer uma viagem no tempo, o BrPoint relembra um pouco de história.

--------------------------------------------------------------------
Já Cotei, livros: Gestão da Informação :: Gestão do Conhecimento
---------------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...