Momentum

É um dos melhores recursos para se aproveitar o tempo: criar momentum. Manter a energia, disposição, entusiasmo. Várias pequenas ações criam momentum, assim como algumas atitudes.

Pense o conceito de momentum como "massa em movimento". Todo objeto tem uma massa e quando este objeto está se movendo ele tem momentum. Faz-se um esforço pra começar algo, mas é relativamente fácil manter em movimento.

Momentum - quando se está embalado. Neste caso é preciso não interromper, mas se for necessário, crie um ponto de parada que propicie a continuidade depois.

...
Exemplo:

Um exemplo muito simples é a criança na escola.

Houve um tempo em que as férias eram longas no verão e duravam o mês todo em julho. Fora deste período os dois únicos largos intervalos eram o do Carnaval e o da Semana Santa, começando na quarta-feira.

Hoje em dia as interrupções são frequentes, emendam-se feriados, há a semana da criança etc, etc. As férias são confusas e encurtadas. Qualquer professor sabe disso: chega o mês de outubro, na primeira semana não dá, às vezes, pra começar matéria nova porque será interrompida na semana seguinte, a segunda do mês. Na terceira semana as crianças levam uns dois dias pra voltar ao ritmo e quando se começa mesmo já se chegou o meio da semana e há só mais uma semana no mês. Em seguida, já é novembro, o que significa próximo ao fim do ano.

Isto se não houver alguma greve ou pausa adicional antes do próximo feriado. Na vida escolar moderna há uma contínua perda de ritmo e de momentum.

O que dizer das escolas públicas e faculdades que entram em greve?

Desordem, bagunça e preocupação

Como é gerada a desordem?

"A desordem e a bagunça resultam de decisões que vão sendo adiadas.
Decida ao longo da caminhada, à medida que as coisas acontecem"
"Clutter is simply postponed decisions. Decide while you go."

Acerca da preocupação:

"A preocupação não livra o amanhã dos seus problemas, mas esvazia a força do dia atual."
Worry does not empty tomorrow of its troubles, it empties today of its strength. (Harold Taylor)

Dicas para estudantes móveis - parte 2

No texto Dicas para estudantes móveis, Natália Asari comentou:
"A idéia de fazer anotações direto em um PDA (ou no laptop de 100 dólares!) é boa, mas acho que está muito voltada aos estudos humanos. Para ciências exatas, desenhar gráficos e anotar fórmulas matemáticas é terrível de se fazer em um arquivo texto (mesmo que você seja expert em LaTeX - http://en.wikipedia.org/wiki/LaTeX ). Nesses casos, nada bate os velhos caderno e lápis."
Quando comprei meu primeiro pda - um Tungsten|E - eu estava no finalzinho da minha pós-graduação em Administração para o Desenvolvimento Local e não deu tempo de usar o palm como aluno.

Usar o palm como aluno é diferente de usá-lo como estudante! e só tive a oportunidade de fazer isso ano passado, durante um curso de atualização em metodologia científica.

Desde a época de colégio, eu estava habituado a usar mapas mentais. Mesmo sendo possível fazê-los direto no pda, não é nada funcional usar um programa de mind mapping para tomar notas durante a aula!

A solução: Deixar o teclado infravermelho aberto com o pda à postos, para escrever minhas impressões e pontos importantes da aula. E ao lado, um caderno onde eu ia rabiscando mapas mentais, ou fazia anotações mais lineares (da maneira tradicional ;) quando o assunto exigia.

LifeDrive

Gravar as aulas não deu muito certo comigo, porque fiquei com preguiça de fazer anotações ao mesmo tempo ou depois. E muitas vezes dá pra resumir em poucas palavras o que o professor levou um tempo para explicar e os alunos para aprender.

Pela minha experiência, você vai ter que lidar com papel, por mais digital que você seja. Recomendo fazer um arquivo geral só para assuntos da faculdade. Esse arquivo seguiria a ordem alfabética, e também por categorias, no caso, as disciplinas do semestre em curso.

E as anotações, fichamentos, percepções das leituras, etc, como centralizar tudo? Esse arquivo deve ser digital. Veja uma conversação recente lá no grupo, com mais de vinte mensagens: *Aqui*

Agora... bom mesmo é poder adiantar os trabalhos, rascunhar textos e planilhas ali, diretamente no pda. Economiza um tempo danado!
-----------------

BlogBlogs.Com.Br

Nota: livro reimpresso

Semana passada a expectativa era de que "A Arte De Fazer Acontecer", de David Allen seria reeditado, revisado.

Hoje de manhã liguei para a Editora Campus/ Elsevier e fiquei sabendo que fizeram apenas nova impressão do livro e o mesmo já está disponível no estoque da editora há duas semanas. (Veja mais informações no GTDbr).

Quem, como eu, estava esperando nova edição revista, já fica sabendo: onde achar, pode comprar.
----------------------
E que tal começar a procurar por aqui, no Já Cotei!?

Chame a Enfermeira!

Revista VIP Exame, outubro de 1999Para tocar o dia-a-dia com efetividade, a saúde precisa estar em dia. Pensando nisso, a revista eletrônica Papo de Homem publicou duas matérias interessantes sobre esportes e saúde:

A primeira, Body For Life - uma espécie de GTD para o corpo. A outra, são 8 Dicas para render muito mais na academia - parte I e parte II.

Agora vou dar minha contribuição aqui, tirada do fundo do baú:

Na Revista VIP, de Outubro de 1999, na seção "Chame a Enfermeira", Eunice - a enfermeira da época - me esclareceu uma questão intrigante. Tão intrigante que eu estava equivocado. Acho que até hoje muita gente confunde. Abaixo a transcrição, na íntegra:

--------------------------------------------
Meu amigo Harrison não concorda quando digo que beber água após o almoço facilita a digestão. Por isso, ele insiste que eu continuarei barrigudinho mesmo fazendo cooper três vezes por semana.
Enoch - Ilhéus (Ba)

Resposta da Eunice:
Amor, adoraria ficar do seu lado porque desconfio que você seja mais bonitinho que o Harrison (feeling feminino, sabe?).
Mas ambos estão fazendo uma pequena confusão. O doutor Szama Krybus, endocrinologista do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, me explicou que a água gasosa é de fato digestiva. Mas só essa, certo?
Os gases presentes nesse tipo de água ajudam a empurrar o alimento para o intestino para que você não corra o risco de ficar empapuçado. Mas muita atenção: o doutor Szama aconselha, no máximo, dois copos de água gasosa durante ou logo após a refeição (antes não adianta porque a água deve atuar durante a digestão).
Se você vira um tonel, o estômago dilata, salientando a barriguinha. Mais: não sobra espaço para a comida e todos aqueles preciosos nutrientes que muito fazem por sua saúde.
Agora, rapaz, deixe de bobagem! A barriga que tanto o incomoda deve ser fruto de muitos almoços carregados de frituras, molhos brancos e doces. Cooper, bicicleta e caminhada podem ajudar a incinerar de seu corpo os depósitos de gordura criados por esses alimentos. Já a boa e velha água nada pode contra as gordurinhas. Nem a gasosa.
----------------------------------------------------

Já Cotei!: para ajudar a dar fim na pança, compare ítens relacionados a academia, esportes aquáticos, e acessórios esportivos em geral. Mulheres, se forem pilotar, escolham o fogão... :D

Porta-manilla-folder Tabajara

Eu já expliquei como se faz um arquivo de referência geral e mostrei como eu mesmo produzo as pastas de arquivo - as famosas manillas folders.

Quando eu precisava carrega-las, as colocava diretamente na mochila (tipo embornal) . As coitadinhas amassavam e conteúdo escapava pelas laterais.

Como não achei uma pasta que coubesse a manilla dentro, lá fui eu para mais uma sessão de Do-It-Yourself (faça-você-mesmo).

Para resolver o problema, fiz um " porta manilla-folder tabajara": peguei uma cartolina daquelas mais grossas e fiz uma "pasta" que cabe, fecha as laterais e proteje a manilla folder durante o transporte.

---------------------------------------------------------------------------------
E veja, Já Cotei preços de material de papelaria, informática e escritório ;)

Os Sete Hábitos

Serendipidade - descobrir coisas importantes por acaso - é uma palavrinha que aprendi ano passado em duas ocasiões: quando um professor usou-a para falar de Ciência, e quando conheci o excelente Serendipidade, mantido por Fábio Cipriani, autor do livro Blog Corporativo.

Essa semana o Fábio comentou que não teve saco para terminar o único livro de auto-ajuda que ele tentou ler: "Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes", de Stephen Covey. Disse:

"(...) No final do capítulo do hábito 2, o infeliz declara:

"Em meu lar colocamos nossa missão na parede, na sala de jantar, para que possamos olhá-la e monitorar nossas atitudes diariamente."

Neste momento eu fechei o livro e passei a tratá-lo de motivo para chacota. Que espécie de ser humano faz isso? Homo blennus?"

Essa leitura fria é muito superficial se colocada asssim, descontextualizada. É como olhar aquele trecho das escrituras sagradas que fala "quem tem fome que coma em casa" e achar que a orientação bíblica diz pra não frequentar restaurantes nem filar a bóia na casa do vizinho...

Mas eu não vim aqui pra falar sobre a tal missão da família. Quem quiser saber mais sobre isso, que leia o livro, ou mais ainda, a versão específica para a família.

Puxa... se o Fábio insistisse mais um pouquinho, quem sabe não descobrisse algo novo, serendipitosamente ?

Quando Covey fala de missão (este livro fala sobre missão pessoal), ele quis dizer que temos que começar com um objetivo em mente. Primeiro o mais importante, a missão de cada um baseada em princípios. Qual o sentido da vida?

Eu o li ainda na faculdade de Economia (não, não tem a ver com o curso ;) e foi muito importante para meu auto-conhecimento. Foi com ele que aprendi sobre proatividade. Foi lá que entendi que empatia é se colocar no lugar dos outros e também se fazer entender.

Foi lá que ouvi falar sobre Ganha-Ganha e outros cinco paradigmas da interação humana. Aprendi a estabelecer metas e fazer planejamento pessoal de longo prazo. Usei por um bom tempo o sistema de organização pessoal sugerido por ele.

Tá certo que algumas passagens são densas, outras são questionáveis, e concordo que o livro talvez não seja útil pra todos.

Eu, assim, como o Fábio, tenho restrições quanto a livros de auto-ajuda. Eu, por exemplo, não indicaria coisas do tipo Lair Ribeiro.

E é por isso que peço licença para retirar "Os 7 Hábitos" da estante de Auto-Ajuda e pôr na categoria "Desenvolvimento Pessoal"!

Pastas Simples de Arquivo - Manilla Folders

Eu já falei pra vocês que eu uso e mostrei como se faz um arquivo em ordem alfabética para guardar material de referência que está em papel. Vocês viram que fica tudo pastas? Elas são chamadas de manilla folders - pastas simples de arquivo. E como são difíceis de encontrar aqui no Brasil, eu mesmo fiz as minhas cortando folhas de cartolina e dobrando-as ao meio, como mostro nas figuras abaixo:

Faça você mesmo: Pastas de Arquivo [1/3] Faça você mesmo: Pastas de Arquivo [2/3] Faça você mesmo: Pastas de Arquivo [3/3]

Quem não quiser se aventurar com o estilete, uma boa notícia: no grupo de discussão o pessoal parece ter encontrado as benditas manilas. Veja lá o que têm-se falado sobre elas.

A Arte De Fazer Acontecer - Nova Edição?

O livro "A Arte De Fazer Acontecer" anda meio difícil de encontrar...

Mas tudo indica que ele está sendo reeditado e estará nas prateleiras a partir do dia 11 de abril. Até agora, nada de novo no site da editora Campus. A informação foi transmitida ao grupo de discussão GTDbr por Fernando Kumasaka e Marcelo Matos.

Tomara que esteja sendo re-editado mesmo, e não re-impresso! De preferência, com uma boa revisão na tradução para o português... Do jeito que está, algumas passagens levam a um entendimento equivocado da metodologia.

Por isso, lá no grupo de discussão fizemos uma tabela identificando e corrigindo erros na tradução.

---------------------------------
Quem não quiser esperar, nem quer gastar sola de sapato andando, pode tentar encontrar o livro no Já Cotei!

Atualizações, manutenção, e a Rede Além Das Curvas

Pessoal, andei meio ausente nos últimos dias porque eu estava fazendo algumas alterações neste blog. Ainda faltam coisas. Mas até aqui eu:

1) Troquei o template. Entre as mudanças, a imagem que vocês vêem lá em cima no cabeçalho, fui eu mesmo quem tirou, durante uma viagem a Ouro-Preto/MG ano passado. Gostei da foto porque nos dá uma inquietação... O que há além da curva?

2) Mudei o domínio três vezes: de enoches.blogspot.com, fui para blog.alemdascurvas.com e por fim, o endereço vigente é http://euVejo.alemdascurvas.com
Para aqueles que me acompanham por algum agragador agregador de notícias - por favor, verifiquem, e se for o caso, atualizem o feed para http://feeds.feedburner.com/AlemDasCurvasBlog

O Joe Edman me alertou de um problema com meus feeds - disse que estava recebendo um monte de posts meus, como se eu tivesse editado vários, mas todos os dias! Não sei se isso aconteceu pelas mudanças sucessivas no domínio, ou por problemas no feedburner. Alguma luz?

Além deste blog, tem meu site pessoal, onde centralizo meu currículo, artigos que produzi ou que amigos escreveram, dicas sobre economia e gestão, etc.

Na verdade, o que chamo de "Além Das Curvas" é uma rede de sites em torno dessa idéia - de ver além do aparente, ler as entrelinhas. Para o site, sai farei uma newsletter sempre que tem houver alguma coisa nova/importante. Você pode receber por e-mail, ou se preferir, cadastre o feed.

Se você já quis saber o porquê deste nome (Além Das Curvas), veja as respostas às perguntas mais frequentes. E aproveite para conhecer os outros lugares da rede =)

----------------------
Update:
Sobre o problema nos feeds: eu também andei acrescentando tags (marcadores) nos artigos mais antigos, mas não sei se foi isso que causou o problema.
Andei pesquisando e vi no meiobit e no Brpoint que o perrengue com os feeds é mais comum do que eu imaginava.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...