Dica: Zen Habits

Leo é um cara que conseguiu parar de fumar, organizou a vida financeira, começou a acordar cedo, passou a se alimentar melhor e vem fazendo outras mudanças significativas em sua vida a pouco mais de um ano. Leo diz que não é nenhum super-homem, e que neste processo já caiu, levantou e sacudiu a poeira inúmeras vezes.

Ele escreve um blog - Zen Habits (em inglês) - que trata justamente disso: como alcançar seus objevos. Sem doses exageradas de determinação ou dedicação. Apenas com medidas simples que ele aprende a cada dia, sabendo que ainda há muito a melhorar.

O Daniel, do blog Cravo e Canela, fez um comentário chamando a atenção para um artigo que acabou de sair do forno do Zen Habits: The Getting Things Done FAQ. Dentre as várias perguntas e respostas, temos:

- Há uma maneira mais fácil de começar a praticar a metodologia GTD?

Sim. Você não necessita executar a metodologia toda em uma vez. Você deve começar com o que faz sentido para você. Mas faça
pelo menos o seguinte:
  1. Começe pela coleta. Tudo que você precisa é de um caderno e uma caneta. Registre todas as pendências, pois assim você não se esquecerá das coisas a fazer e ao mesmo tempo começará a tirá-las de sua cabeça. Se você se sentir bem e quiser continuar, use o caderno para rascunhar algumas listas e organize suas próximas ações pelos contextos em que você as faz (no trabalho, em casa, na rua, no computador, etc.).
  2. Limpe seu espaço de trabalho. A etapa seguinte, se você estivesse pronto, seria processar todos os seus papéis. Recolhê-los em uma pilha, e trabalhar de cima para baixo, processando e decidindo o que fazer com cada um . Isso traz uma sensação de bem-estar surpreendente. Daqui para frente, comece a usar uma caixa de entrada para centralizar a chegada de todos os papéis (bilhetes, post-its, correspondência, recibos etc). Se você estiver se sentindo seguro, faça o mesmo com seu email.
  3. Crie um sistema de arquivamento para material de referência. Basta algum tipo de fichário ou armário (ou uma gaveta dedicada a seu arquivamento), algumas pastas e algumas etiquetas. Use um sistema alfabético simples.

No meu ponto de vista, a melhor maneira de começar é lendo o livro e aplicando radicalmente as dicas para adquirir os novos hábitos. Mas o FAQ é interessante e vale a leitura. Se você tiver dificuldades com a língua do Tio Sam, leia os artigos com a ajuda do babel fish (peixe-babel), aquele peixinho que, ao ser colocado dentro do ouvido, faz a pessoa entender e se comunicar em qualquer idioma:
Lembro também que lá no grupo de discussão tem um banco de dados (disponível para membros) com a tradução e significado dos termos mais utilizados no sistema GTD.

Um comentário:

  1. Opa, sou o Carlos Carvalho do IFTK. Respondendo a tua pergunta: é um MEME, ou seja, não precisa de "convites", sinta-se livre para aderir! ;) Abraços!

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...