Blogs Primos (Meme: até onde concorremos?)

Dada a dinâmica da internet, é difícil alguém falar sozinho por muito tempo. Os mesmos assuntos são tratados em vários espaços por pessoas diferentes. Pensando nisso, Carlos Carvalho faz uma reflexão - será que os blogs concorrem entre si? - e nos instiga a mostrar a cara de nossos "primos".

Engraçado... Recentemente uma amiga tentava resolver um problema, e lembrei que um texto sobre o assunto em questão acabara de ser publicado num certo blog. Não pensei duas vezes, falei:

- Elzinha, vou te dar uma dica, presta atenção: é de um blog "concorrente", mas tem um artigo que pode te ajudar com algumas idéias. Anota aí o endereço http://...

A maneira de encarar e lidar com "a concorrência" depende da missão do blog e dos objetivos de quem bloga. O Além Das Curvas' Blog, por exemplo, cumpre dois papéis:
  1. Mostrar TENTATIVAS REAIS de gerir o dia-a-dia com um jeitinho todo especial. [Veja se você se identifica ] e [conheça um pouco da história ]
  2. Chamar a atenção para conversas que acontecem no grupo de discussão GTDbr, levando mais gente boa para lá.

Bom, se compartilham o tempo escasso dos mesmos leitores, então as relações entre blogsites podem ser de competição ou colaboração. Na tentativa de conseguir a atenção desses leitores, visitantes, amigos, etc, cada blogue adota (conscientemente ou não) uma estratégia. Quanto aos que possuem conteúdo similar a este, percebo que, apesar de falarem do mesmo tema, cada um tem um foco peculiar, uma espécie de "objeto de estudo" diferente. Destaco estes:

Blog GTD Brasil
Aqui a mensagem principal é: mantenha seu sistema de organização pessoal, manipule e gerencie suas informações com ferramentas online. Tem insights legais e também idéias mirabolantes.
Assine o feed porque as atualizações são eventuais. Aproveite e veja as contribuições do Azevedo lá no grupo de discussão.


Efetividade.Net
Foco: dicas gerais sobre produtividade e utilidades (para o lar, escritório, etc). Dá sugestões de presentes, ensina a tentar o primeiro emprego, truques para manter a mesa limpa, etc.
Tem um visual bonito e matérias bem escritas. Há de se considerar que este blog já nasceu com audiência formada, advinda do BR-linux. Às vezes passa a impressão de que é uma tradução do 43Folders e do Lifehack.

Desenrolando

Não chamaria de blog, porque não se sabe quem está por trás da escrita. Apesar disso, tem coisas legais: explicou como acabar com o chulé e ainda traduziu a famosa metodologia do prof. Solomon... aquela que diz que em doze passos é possível encontrar qualquer objeto perdido!
Foco: "A idéia é que cada um possa contribuir com seus dois centavos à fim de fazer a vida de outros mais fáceis e simples, através de dicas práticas que facilitem o dia-a-dia de todos nós."

Isso Mesmo!
Este site também se enquadra na categoria de blogs onde o(s) dono(s) (quase) não mostra(m) a(s) cara(s). Escreve sobre "... tudo mais que possa ajudar sua vida on ou offline". Tem pouco mais de 3 meses de vida, mas já acumula uma quantidade respeitável de artigos.
Ele repassa orientações sobre como ser mais produtivo ao trabalhar em casa, experimenta como é trabalhar fora de casa, acha que é fácil emagrecer e continuar magro, e por fim, manda-nos esfregar o pão na parede ; )

3 comentários:

  1. O Efetividade é um blog com temática abrangente e diversificada com sugestões práticas e eventuais convites a reflexões sobre esta mesma vida prática. As matérias são sempre bem escritas. De fato, há influência dos blogs americanos, e percebo um aspecto positivo e menos frequente nos brasileiros apesar de sermos tão calorosos. Trata-se de efetivamente transmitir uma boa informação ou uma boa dica "sem tapear o freguês", isto é, cuidando de acrescentar orientação consistente e o mais possível, completa. Respeita e honra seus leitores com bom conteúdo. A meu ver, em virtude da constância de qualidade e da regularidade de posts, ocupa uma posição única.

    ResponderExcluir
  2. Ola Enoch,
    Procurando sobre o tema Proatividade encontrei seu blog e parei alguns minutos pra deixar esta mensagem. Parabéns, seus textos são muito gostosos de ler e os temas são bem escolhidos, com conteúdo importante. Vou passar sempre por aqui pra dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  3. Mãe Global, que bom que gostou!

    Tenho feito o possível, tentando otimizar o pouco tempo disponível ;)

    Ah, e parabéns pelo seu blog. Tem um recorte intererrante - mulheres em busca de qualidade de vida ;)

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...