GTD e Finanças Pessoais: Getting Finances Done


Agora que acabou-se o prazo para declarar o imposto de renda, que tal falarmos de organizar as finanças para mais um ano?

Boa parte dos princípios aplicados à produtividade também podem ser aplicados à vida financeira pessoal - essa é a conclusão que chegamos no Grupo GTD Brasil, com uma conversação gerada pelo Bruno Valente, que até o momento conta com mais de 25 mensagens.

Basicamente, como o Nelson falou, deve-se tratar cada objetivo financeiro como um Projeto (in GTD terms) e usar de forma efetiva o sistema de lembretes no Calendário, no Tickler File e nas Listas por Contexto.

Além disso, é sempre bom ficar atento - e diferenciar "Fluxo" de "Resultados". A grosso modo, o Resultado diz respeito a lucro ou prejuizo - quanto eu ganho menos quanto eu gasto em determinado período de tempo. Já o Fluxo (fluxo de caixa) tem a ver com "em que momento" efetivamente esse dinheiro vai entrar e quando vai sair.

Para fazer os controles, pode-se usar algum caderninho, uma planilha, ou algum programa mais específico. Em relação ao uso de planilhas, vale notar que nem todo mundo se adapta à elas, por diversas razões.

Mas antes de adotar algum software para controle financeiro, é preciso criar o hábito de anotar os gastos. Primeiro, para ter a idéia da composição das despesas (dividi-las por categorias). Depois, para fazer um planejamento (orçamento); e, por último, comparar os gastos realizados com o que foi planejado.

A partir daí seguiram-se vários dicas e depoimentos, como a Natália, que citou o uso de cartões de crédito. Confira as mensagens na página do grupo, ou se estiver cadastrado, baixe uma compilação na área de arquivos.


Getting Finances Done - Aplicando os princípios do GTD nas finanças pessoais

Inclusive, Douglas Caetano nos apresentou ao Getting Finances Done - o blog de Samuel e sua esposa - um casal que encontrou uma maneira de gerir as finanças de tal forma que este assunto trouxe mais união entre eles. Hoje ele são capazes de dizer ao dinheiro aonde ele deve ir, em vez de se perguntar pra onde o dinheiro foi antes de acabar o mês : )

(Se você tiver dificuldade para ler em inglês, deixe o tio Google tentar traduzir pra você ;)

O casal se inspira no GTD e nos ensinamentos do consultor financeiro Dave Ramsey.
Assim como no GTD, na finanças, o sistema também tem de ser 100% confiável para que não haja resíduos de preocupação, dúvida ou ansiedade por se estar esquecendo alguma coisa. A intenção é se livrar da tensão e stress relativos aos assuntos financeiros.

A cada vez que gastar, deverá saber que dispõe do valor e que não precisará dele para nenhuma outra coisa... É necessário saber que está poupando conforme suas prioridades e seus valores em relação a outros possíveis objetivos.

Segundo eles, é comum começar acompanhando as despesas num software. Mas, sem ter um plano pré-definido as coisas podem se tornar complexas e fora do controle. Antes que se perceba, já não se está tão certo de um dado no aplicativo porque não se tem uma acurada conciliação de contas. Ou seja, o dado no aplicativo não bate com o que se tem na conta no banco. Não tem certeza se os dados na planilha são exatos. Não se tem certeza se o orçamento reflete a realidade. Como resultado, perde-se a confiança e joga-se todo o trabalho fora. Acaba-se desencorajado e pessimista, sentindo que jamais será capaz de manter um controle, e retorna-se aos padrões de gastos sem controle e aumento de endividamento.

Já aqueles que confiam no seu sistema de gestão de finanças tem uma apresentação totalmente diferente. Gastam com confiança e segurança, pois sabem que o dinheiro está destinado a determinada aquisição ou categoria de gasto. Não há buracos em seu orçamento. Seguem em direção sem desvio para alcançar seus objetivos financeiros. Sabem, mês a mês, para que onde seu dinheiro vai e que está sendo usado exatamente do modo que desejam. Não há nenhuma ansiedade ou um incomodo num canto da sua mente, receosos de terem se esquecido de uma conta a pagar ou algum detalhe em suas finanças.

Recomendo a leitura de pelo menos três artigos:
  1. Applying GTD principles to your personal finances - Part 1 (Aplique os princípios do GTD em suas finanças pessoais - parte 01 - traduzido pelo Google)
  2. Applying GTD principles to your personal finances - Part 2 (Aplique os princípios do GTD em suas finanças pessoais - parte 02 - traduzido pelo Google)
  3. 3 reasons most budgets don’t work and how to fix them (Os 3 maiores motivos por que orçamentos não funcionam, e como concertá-los - traduzido via Google)


Outros Links:

Vasculhando o tema pela internet, encontramos de tudo um pouco: desde gente com a educação financeira equilibrada, como o Walmar, e várias outras sugestões:

Tem uma categoria sobre Finanças Pessoais no Mercado & Malagueta, onde a Bia fala, entre outras coisas, que é preciso aprender a economizar.

O Dinheirama.Com, do Conrado Navarro, fala sobre saúde financeira e quer saber se você é uma pessoa "sem noçao".

Sobre orçamento, o Felipe Barcellos transcreveu um texto interessante e bem explicativo da InfoMoney, em "como cuidar do seu dinheiro".

Ricardo Yasuda (Shadow), no blog Consciência Financeira, diz que vendeu o carro e foi morar próximo ao trabalho. Ganhou mais qualidade de vida e sentiu diferença no bolso.

(Falando nisso, será que você sabe comprar bem?)


--------------------------------------------------------------------
Já Cotei: Calculadora Financeira :: Livros de Finanças
--------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Olá Enoch. Excelente o post sobre GTD em Finanças. É o que todos precisamos, uns mais outros menos. A consciência de que isso é importante é o que precisa vir primeiro! Parabéns pela iniciativa. Aproveito para agradecer a indicação ao Dinheirama. Fico muito feliz por poder contribuir. Um grande abraço e sucesso!
    Navarro
    http://www.dinheirama.com

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...