O Caminho das Pedras

Este post talvez interesse a quem está pensando em trocar de plataforma, ou como eu, está no processo de transição. Se você não se enquadra, fique à vontade para "pular" para o texto seguinte.

Seguindo o exemplo no blog do Farley, resolvi deixar aqui os "rastros" da minha transição PalmOS => Windows Mobile 5. Aconteceu em duas etapas: a primeira, passar do PalmDesktop para o MS Outlook no PC e fazer todos os preparativos para a chegada do pdaphone (ppc + telefone). A segunda fase foi sincronizar as minhas informações PIM para o dispositivo móvel. Até agora, as coisas estão assim:

Etapa 01: PalmDesktop => MS Outlook

  • Tive Estou com problemas com o Tarefas
  • Estou com problema com o Contatos

Etapa 02: MS Outlook => PPC

  • Tive Estou com problemas com o Tarefas
  • Estou com problema com o Anotações / Notes
  • Tive Estou com problemas com o Calendário

Abaixo especifico cada uma das etapas. Algumas passagens seriam cômicas, se não fossem quase trágicas:



Etapa 01 - PalmDesktop => MS Outlook

1) Tenho instalado o MS Outlook 2003 em português e o Atom O2 chegararia em inglês. Os dois conversariam tranquilamente? Segundo o pessoal do Palmforum*, sim! Então, estou usando:

Outlook 2003 em português + Microsoft ActiveSync 4.2 em português + PPC em Inglês.

Tem um tal MicrosoftActiveSync 4.5 Beta 2 mas preferi não usa-lo.

2) Com o CD que veio com o LifeDrive, transferi os dados entre os programas.
Mas segundoAlen_D, na versão mais recente do PalmDesktop há a opção de fazer a mudança. Ou seja, nem precisava do CD...

3) De cara, tive problema com o Tarefas, pois só migraram as tarefas concluídas.
Veio a grande idéia: apaguei do LD duas tarefas recorrentes que intuitivamente achei que estavam atrapalhando asincronização e em seguida fiz de novo o sincronismo LD => MS Outlook,tendo o cuidado de configurar o HotsyncMenager para, no Tarefas, o palm sobreescrever o PC. Daí funcionou beleza!

4) Em seguida, problema com os Contatos. Percebi, foi que os contatos não vão 100% direitinho do Palmdesktop para o MS Outlook. Explico:
Desde o TE eu costumava escrever nos contatos assim: Fulana: no campo de telefone, eu escrevia o número e alguma observação ali mesmo. O MS Outlook não reconheceu essas entradas como válidas .

No Palmdesktop vc pode cadastrar vários telefones sob o nome "trabalho",enquanto no MS Outlook, ele cadastra apenas "Trabalho1" e "Trabalho2". No outlook também não tem o telefone "Principal". Então, o Outlook não capturou esses telefones . Agora tenho que revisar um a um.


Mas eu acredito que quem faz tudo certinho desde o início, não tem problemas na hora de migrar.

Agora, outra dúvida: Em que formato os telefones dos contatos devem estar cadastrados no MS Outlook e no PPCphone (O2 Atom XDA)? 00 + 55 + operadora + DDD+ telefone?
Acabei escrevendo (0 + Código da operadora + DDD +telefone). Estou consertando aos poucos, no próprio Atom




Etapa 02: - MS Outlook => PPC

Minha pretensão era usar o PIM nativo, lembram?

1) O Windows Mobile 5 não suportou muito bem os 1164 ítens do Tarefas. Demora muito pra carregar. Para desafogar o programa, no MS Outlook estou criando criei uma sub-pasta no Tarefas para colocar as tarefas concluídas. Como não achei uma opção de não sincronizar essa subpasta, também mandei arquivá-las. Eu pensava que as sub-pastas também seriam automaticamente sincronizadas....


2) Problemas com o Anotações (Notes): meus 800 memos foram para o PPC sem a categorias! Eu não sabia disso, nem estava escrito no manual, nem em nenhum lugar que pesquisei anteriormente! O Notes no PPC demoraaava pra abrir... Então, com o PPC conectado, criei sub-pastas no MS Outlook, pois pensei: já que não vão as categorias, então organizo tudo em pastas. O Activesync não sincronizou as subpastas! E ainda por cima, duplicou minhas Anotações!!!!!!!!!
Ah! e tenho uma ligeira impressão de que o tamanho máximo das Anotações no MS Outlook são bem menores que os Memos do Palmdesktop...

3) Problemas com o Calendário. Por padrão, o Activesync sincroniza apenas as duas últimas semanas do Calendário com o PPC. Mas você pode configurar para um mês, seis meses ou tudo. Pra duas semanas, sincronizou ok, mas quando eu colocava para sincronizar TODA a agenda, dava pane. O sincronismo não acabava nunca. Depois de muito quebrar a cabeça e de um hard reset, intuitivamente, mexi, deletei alguns compromissos e eventos recorrentes, e enfim, tudo se resolveu.

Antes de tentar sincronizar o calendário, o ppc havia consumido apenas 10 MB do"Main Storage". Depois do bendito sincronismo, essa main storage está 46%ocupada. No PPC tem um arquivo chamado "pim" com 12,9 MB (antes era 4 MB). Isto é normal?!

Até aquele momento eu não tinha nenhum programa extra instalado além do que veio originalmente de fábrica (WM5 + aplicativos O2) + plugin para o today O2 Plus - e mesmo assim, já havia gastado 50% da memória principal?!?

---------------------------------------------------------
Referências:

*Migrando do PalmOS para o WindowsMobile (via Palmfórum)

4 comentários:

  1. farley rangel10/02/2007 17:47

    Enoch, tudo bem?

    Estou gostando muito de ver a organização que vc alcançou, bem como seu trabalho para implementar ainda mais.

    Recentemente indiquei seus artigos e pretendo fazê-lo mais ainda.

    Volta e meia lembro de nossas conversas nàquela época em que usávamos o skype, e guardo boas referências.

    Quanto ao PDA como Assistente Digital Pessoal, realmente sou minimalista no sentido de manter-me o mais próximo possível do uso do PIM e produtos nativos. Só vou buscar algo quando é mesmo necessário.

    Depois me comenta se pesquisou ou soube de algo em relação ao TreNotes para PocketPC. Admiro muito o programa, mas tem uns contras que ainda não me fizeram ceder ao uso dele nesses dois anos que conheço e acompanho o produto.

    Felicidades,

    Farley Rangel
    http://farley.com.br

    ResponderExcluir
  2. Grande Farley, obrigado pelas palavras!

    Não consegui ser minimalista com o Pocket PC em termos de PIM :(
    Estou testando o Pocket Informant para dar uma turbinada no Calendário e Tarefas... Assim que eu estiver mais experiente, falo sobre ele.

    O Trenotes, não testei. Tô usando o PathNotes, que também foi indicação sua, e tô gostando. O ponto negativo é que a base de dados dele tem que ficar na memória interna. Então, se eu usar o PathNotes pra guardar material de referência, vai ficar um tamanho absurdo, imagino.

    O que tá me deixando doido é o gerenciamento de memória do Windows Mobile. Tudo que é possível, coloco no cartão de memória (inclusive, instalo os programas lá)... e mesmo assim, dos 43,28 MB de "storage memory", só 10,36 MB estão "free".
    Em "My Device", o arquivo pim.vol tem 12 MB. Alguma sugestão?!?

    ResponderExcluir
  3. farley rangel07/03/2007 23:54

    Enoch, a quantas andam seu relacionamento com o PPC? Comenta depois se posso te ajudar em algo. Talvez possamos trocar informações e experiências.

    Meu Dell x51v está a pleno vapor e dando conta de minhas expectativas.

    Recentemente testei um programinha nele, que conheço faz tempo, mas rodava em SO 2002 e 2003. No WM5 estou vendo que funciona e é o seguinte: ótimo para guardar coisas criptografadas. Ele gera uma unidade virtual ... bem, passa no link pra conhecer. Se precisa de privacidade para alguns arquivos, talvez te sirva. O link http://www.sinantech.com cryptostorage.

    Abraço,

    Farley Rangel
    http://farley.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Farley!

    Estou de bem com o PPC, testando as coisas aos poucos. Mantenho o PI e o PathNotes. Vou me aperfeiçoar no caligrapher.

    Dei um hard reset depois que "conversamos", e acompanhei de perto a "storage memory":

    O Atom XDA, nu, pelado depois do Hard Reset, tem 43,28 MB, e o sistema, softs padrão ou sei lá o quê ocupam 5,52 MB, deixando 37,76MB livres

    Em seguida sincronizei com o PC, mandei o Outlouco colocar apenas os últimos 15 dias do calendário, e tabém não foram as notas/ notes/ anotações. - Só isso já consumiu mais 2,97 MB

    Logo depois instalei os programas novamente - praticamente tudo pro cartão, e... lá se foram mais 13,44 MB de Storage memory!

    É isso que não entendo: se eu não deixo nada "internamente", como pode o ppc pe consumir tanta memória interna?!? Pelo menos, melhorou, porque antes eu tinha só 10MB livres, lembra?

    Nesse momento, estou com 26 MB livres nessa storage memory (isso é memória ram? acho que não).E a memória para programas (essa que deve ser a ram), está marcando 20 MB livres, dos 50MB disponíveis.

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...