Agenda: PalmOS versus Windows Mobile

Como se diz por aí, tanto o Palm quanto o PPC fazem as mesmas coisas, de maneiras diferentes. O resto é questão de gosto, ou melhor, de hábito!

Imagino que grande parte das pessoas que possuem um pda acabam negligenciando a principal atribuição dessa ferramenta: o uso efetivo como PIM - Gerenciador de Informações Pessoais. Um pda é bem mais que uma "agenda eletrônica", mas essa função de "agenda" tem que funcionar a contento.

E é baseado na minha experiência com GTD, uma metodologia de organização pessoal bastante flexível, que farei algumas considerações acerca das duas plataformas.


PalmDesktop X MS Outlook

As informações do pda geralmente são sincronizadas com o computador de mesa. Um palm sincroniza com o PalmDesktop ou com o MS Outlook, e o PPC conversa apenas com este último.

O Palmdesktop é simples e funcional enquanto o MS Outlook é poderoso e customizável.

Uma importante diferença: enquanto o Palm é fiel ao Palmdesktop, o Pocket Outlook (no PPC) não comporta todas as funcionalidades do MS Outlook.

Uma semelhança: no MS Outlook pode-se criar subpastas, mas, de fábrica, as duas plataformas sincronizam apenas com as pastas principais.

Palm X Pocket PC

O PIM do PalmOS é melhor em termos de usabilidade do que o PIM do Windows Mobile.
No Palm eu usava o PIM original mesmo, e isso bastava. Mas no PPC, o Calendário e o Tarefas nativos deixaram muito a desejar na inserção e apresentação dos dados...

Gostei da maneira como o Calendário é apresentado no PPC, apesar de quê, marcar um compromisso no palm é infinitamente mais fácil. Clique nas fotos abaixo, depois passe o mouse para ver mais comentários sobre o uso do calendário em cada sistema operacional.

Calendários nativos do PalmOS e do Windows Mobile Novo Evento no Calendário

No palm, um compromisso pode durar o dia inteiro, ou ainda não ter hora definida. Já no Pocket PC só existe a opção de marcar "dia inteiro".

Em relação a compromissos que se repetem de tempos em tempos, ou que duram vários dias:
No palm é possível modificar a entrada corrente, todas ou apenas as futuras. Quando modifico uma entrada, ela perde a ligação que tinha com as outras. Se eu, mais à frente, clicar em editar "todas", só serão modificadas as remanescentes, ou seja, as que não foram editadas antes.

No PPC eu também posso modificar uma entrada isolada. Mas, se depois eu escolher modificar a "série", eu perderei as personalizações que tiverem sido feitas anteriormente.

Os palms tem uma limitação de poder usar apenas 16 categorias, enquanto os PPCs permitem usar quantas forem necessárias, além de ser possível atribuir mais de uma categoria a cada ítem. Ponto para os pocket pcs!

Decepção com Tarefas do PPC, no modo de visualização em lista, que mostra apenas a primeira linha em vez do texto completo.

Anotações / Notes no PPC - Horrível a integração com o MS Outlook. Você pode guardá-las no cartão de memória, mas o MS Outlook não vai reconhecer, dentre outras coisas.

Vale notar que o Anotações no PPC é mais poderoso queo Memos do Palm, pois permite escrever, desenhar e adicionar um memo de voz na mesma na nota.

Conclusões

  • Não gostei do PIM nativo dos Pocket PCs. Pela primeira vez vou usar outros softwares para melhorar as funcionalidades...
  • Estou bastante satisfeito com os outros recursos e possibilidades que o Windows Mobile oferece.
Quando decidi mudar, sabia que teria que me readaptar, mudar os paradigmas. Eu sou aberto a mudanças. Mas a transição não foi suave. Eu sempre tentei manter meu PIM simples e funcional, e mesmo assim, tive problemas na hora de "transportar" os dados.

É importante ter em mente que qualquer que seja a plataforma, é possível customizá-la com softwares de terceiros e deixar o pda de acordo com a vontade/ necessidade de seu dono.
---------------------------

(Atualizado em 17 de março de 2007)

7 comentários:

  1. Eu continuo achando que *menos é mais* principalmente quando se fala em efetividade e GTD :-)

    E com eu uso a efetividade do Linux no meu desktop, aqui jamais terei um pda com PocketPC

    Meu Tungsten T|X me deixa muito produtivo e é bem integrado ao Linux através do Jpilot.

    Sem contar que GTD, só com as ferramentas nativas do PalmOS, é relativamente fácil de implmentar


    []'s

    ResponderExcluir
  2. Sérgio?

    Concordo que menos é mais ;)

    O Windows Mobile não é tão bixo papão assim... No fundo, no fundo, é só uma questão de costume, e mudança de paradigma.

    ResponderExcluir
  3. Enoch!

    E as dicas de onde e como comprar o O2?

    Abraços
    Marcos Vinicius
    Brasilia - DF

    ResponderExcluir
  4. Oi Enoch!

    Ë Sérgio mesmo...é que esqueci de mudar o usuário na hora de comentar :-)

    []'s

    ResponderExcluir
  5. Enoch, onde encontro um software para fazer o trabalho do "tasks and appointments" nativo do wmobile 6?

    Como vc mesmo comentou, a usabilidade deles é horrível...

    Qual o(s) software(s) que vc utiliza pra substituir? (o ideal é que ele interaja com o "calendário" e com o "tarefas" do MS Outlook)

    ResponderExcluir
  6. Luiz, a melhor solução, pra mim, foi usar o Pocket Informant. A Bia Kunze fala sobre ele aqui e aqui. É um programinha pago, mas vale à pena.

    Qualquer hora dessas eu escrevo sobre como está sendo minha experiência mais recente com o windows mobile =)

    ResponderExcluir
  7. É possível substituir o Palm-OS pelo Windows mobile? Tenho um Tungsten/W.

    Rodrigo
    rodrigoaraujo19@terra.com.br

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...