Meu sistema antes da transição

Peço licença a quem não gosta de pdas, porque vou falar bastante deles nos próximos três ou quatro artigos... Na verdade, é uma trilogia de cinco textos dinâmicos (sinônimo de post) contando minha saga durante o processo de mudança de pdea e de plataforma, de PalmOS5 para Windows Mobile 5.

Há pouco mais de uma semana que estou com o Atom O2 XDA, um pocket pc phone edition. Estou muito atarefado estes dias, tô aprendendo a mexer aos poucos... e a me adaptando ao Windows Mobile!

LifeDrive e O2 Atom XDA

As análises, minhas impressões e experiência estão acontecendo levando-se em conta que sou um "GTD user" (ou seria GTDista? ou GTDdiano? ). Portanto, meu maior critério é a efetividade com que o pda vai se comportar como organizador pessoal.

É claro que um pda - seja palmOS ou PPC - traz inúmeros benefícios como documentos de texto, planilhas, multimidia, conectividade, etc. Mas o que está em jogo agora é a facilidade e a rapidez com que o pda me atende quando preciso lidar com meu sistema de informações.

Minha intenção era replicar no PPC a maneira como eu organizava minha vida no Palm - usando os aplicativos padrão, de acordo com o paradigma Plain Vanilla:
  • Calendário para ítens de calendário;
  • Tarefas, para listas de "próximas ações" por contexto, lista de Projetos e lista de Agendas
  • Contatos, para lista de telefones e endereços.
  • Memos, para material de referência.
  • Busca, para pesquisar, encontrar e filtrar as informações.
Vale observar que no momento da transição, em meu LifeDrive:

* Havia 1164 ítens no Tarefas, das quais, 807 estavam concluídas. Das 307 restantes, cerca de 160 eram @S/M. O LifeDrive respondia muito bem, e era bem rápido.

* Continha mais de 800 memorandos (no Memos), separados por categorias. A busca era super rápida.

Existe algum software bom para fazer GTD num Pocket PC? a melhor explicação é esta resposta, que encontrei na lista GTD_PPC, e que faço uma tradução livre:
- Recomendo usar os aplicativos nativos, e limitar ao máximo a personalização dos softwares, de forma que todo o sistema possa ser portado facilmente se houver mudança de hardware ou de software. Quanto maior a customização e dependência em relação a um programa, mais dolorosa é a mudança. (Eric)
O primeiro artigo da trilogia de cinco posts já foi publicado - expliquei meus motivos em mudar, apesar de não ter do que reclamar da Palm.... Logo mais, o próximo capítulo mostrando a via crucis da migração.

LifeDrive e O2 Atom XDA

Um comentário:

  1. Adorei achar esse artigo! Na lista, só vejo o pessoal mencionar programas GTD para palm... e tenho um pocket pc. Agora estou mais esperançosa. :)

    Ainda estou na metade do livro, não comecei a implementar o GTD, mas estou empolgada.

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...