Sistemas de Organização Pessoal


Há infinitas formas para gerenciar o tempo e se tornar mais produtivo, inclusive com melhorias na qualidade de vida. Veja quatro métodos de organização pessoal e escolha o seu:

Sthepen Covey / Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes:
O foco é o desenvolvimento pessoal através do autoconhecimento. A premissa é gerenciar a pessoa e não o tempo. Basicamente você escreve sua missão pessoal. Essa missão é uma coisa meio transcedental, baseada em princípios. Em seguida, identifique os papéis que você exerce na sociedade e estabeleça cerca de três metas para cada um desses papéis, a serem atingidos no decorrer da semana. Covey dividide as atividades em quatro quadrantes segundo uma combinação entre importância e urgência e diz que deveríamos gastar mais tempo fazendo coisas que são importantes mas não são urgentes...

David Allen - Getting Things Done - GTD
O foco é fazer as coisas - gerenciar a ação. Consiste em tirar da mente tudo o que requer sua atenção e colocar num lugar onde você possa ver e manusear. Você estabelece o resultado de sucesso que espera atingir e identifica o próximo passo pra chegar lá. Em seguida reúna os lembretes para essas "próximas ações" por contexto ou local onde elas serão realizadas. Para decidir o que fazer em dado momento, leve em conta o contexto, o tempo, a energia disponível e a prioridade. Para que o sistema seja confiável, é indispensável revisá-lo regularmente. A implementação é um pouco trabalhosa, mas desde o início há ganhos em produtividade e diminuição do stress. Segundo Allen, nossa capacidade de ser produtivos é diretamente proporcional à nossa capacidade de relaxar.

Neil Fiore / The Now Habit
Explica as causas da procrastinação e propõe estratégias para lidar com ela. Usa o Ushedule Calendar, ou não-calendário: você marca os compromissos, separa períodos para o lazer e vê o tempo que sobra pra fazer as atividades "produtivas".

Mark Forster / Do It Tomorrow
Vai fundo nas questões da procrastinação. Como estratégia principal, faz-se uma lista realista de coisas à fazer HOJE. Tudo que chegar e não for uma emergência é deixado para o dia seguinte. Ou seja, cada dia tem sua porção definida de ação determinada por uma lista fechada. As ações são realizadas em lotes. Ao invés de fazer o tempo estender para realizar as tarefas, determina-se o que será feito no dia e quando terminado fica-se livre para o que quiser. O ponto mais importante é não se deixar perder por qualquer solicitação (externa ou interna) inesperada que surge ao longo do dia...

8 comentários:

  1. If you want to use a system that combines GTD and Stephen Covey you might try out this web-based application:

    http://www.gtdagenda.com

    You can use it to manage your goals, projects and tasks, set next actions and contexts, use
    checklists, schedules and a calendar.
    A mobile version is available too.

    As with the last update, now Gtdagenda has full Someday/Maybe functionality, you can easily move your tasks and projects between "Active", "Someday/Maybe" and "Archive". This will clear your mind, and will boost your productivity.

    Hope you like it.

    ResponderExcluir
  2. Já lí o livro do David Allen, agora vou ler o "7 métodos.." Ainda tenho problemas na hora da revisão, já entrei no grupo do yahoo pra ver se pego umas dicas :)

    ResponderExcluir
  3. Cláudio Marques24/05/2009 17:22

    Oi,
    Gostei do post, bem legal. Eu usei o GTD bastante tempo, e li também os 7 hábitos, mas o que to usando hoje e tem me ajudado bastante é o método Triad, já ouviu falar? É brasileiro, acho q desde de 2004 mas eu vim saber do método quando tava na Austrália e comprei o livro. O sistema basicamente se compõe em definir o que é importante, urgente e cirscunstancial e planejar o tempo com base nessa triad e na mensuração das tarefas. Eu usei o software desktop mas não gostei, ai estou usando o online www.neotriad.com e consegui me organizar. Acho que vale um post.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cláudio, conheço o Triad de ouvir falar, mas nunca testei. Se você quiser fazer um review, manda o link pra gente, ou se quiser publica-lo aqui, entre em contato
    =)

    ResponderExcluir
  5. Curiosamente cheguei ao seu post através de pesquisas que fiz pela palavra-chave"David Allen", uma vez que o conhecia seu trabalho como músico. Seu método "Getting Things Done" - GTD foi uma surpresa para mim, que não esperava algo assim de um músico de rock progressivo. Isto nos mostra que não podemos prender nossa atenção aos pré-conceitos, afinal, o sucesso de músicos e artistas em geral também depende em grande parte, de sua capacidade de organização. Irei ler mais sobre isto e colocar em prática! embora já me considero uma pessoa bastante organizada.

    ResponderExcluir
  6. Curiosamente cheguei ao seu post através de pesquisas que fiz pela palavra-chave "David Allen", uma vez que conhecia seu trabalho como músico. Seu método "Getting Things Done" - GTD foi uma surpresa para mim, que não esperava algo assim de um músico de rock progressivo. Isto nos mostra que não podemos prender nossa atenção aos pré-conceitos, afinal, o sucesso de músicos e artistas em geral também depende em grande parte, de sua capacidade de organização. Irei ler mais sobre isto e colocar em prática! embora já me considere uma pessoa bastante organizada.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo, seja bem vindo!

    Rapaz, vou dar uma olhada, mas tenho uma ligeira impressão de que são dois Davids diferentes! hehehe

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post.

    Utilizo uma ferramenta online gratuita para me ajudar em minha organização pessoal e profissional, o site www.inkplanner.com . Nele posso cadastrar quantos projetos quiser e organizar minhas tarefas de uma maneira visual mais fácil e intuitiva que em outras ferramentas do gênero, já que ela une as metodologias de gestão visual e Scrum.
    Ela gera automaticamente algumas métricas interessantes por onde posso acompanhar o andamento básico de meus projetos.
    Possuo 4 projetos meus cadastrados lá e a ferramenta tem me ajudado enormemente na execução deles.

    Acho que vale a pena dar uma olhada.

    Abraços,
    Daniel.

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...