Fidelidade X Lealdade


Já li por aí que é melhor pautar os relacionamentos em lealdade do que em fidelidade. Qual a diferença? Achei curioso e fui pesquisar:

Lealdade é ter franqueza, sinceridade; enquanto fidelidade é a exatidão em cumprir suas obrigações, em executar suas promessas: jurar fidelidade.

Interessante isso, não é? Na amizade, na profissão, na vida em geral, parece claro que a primeira situação é a mais adequada. Mas quando o assunto é o coração...

Em relacionamentos pautados na fidelidade, trair é pular a cerca. Se um pula e não conta, o outro lado não saberá que o pacto foi quebrado e o protagonista apenas carregará o peso na consciência. Se o fardo for grande para carregar só, confessar vai transferir parte da carga para quem não esperava carregar esse panacum.

Já naqueles relacionamentos onde a lealdade é o lastro, trair é esconder que foi comer em outros pastos! Estaríamos prontos para assumir os riscos e lidar com as consequências que podem advir de ser leal?

O que eu quero dizer, com pensamentos dispersos além das curvas, é que, talvez sinceridade e fidelidade sejam incompatíveis!

  1. Comentem aí, a caixa de comentários é pra vocês.
  2. Em seguida se inscrevam aqui: é grátis!

35 comentários:

  1. Gostei de saber!

    ResponderExcluir
  2. Bom eu adorei saber a diferença ,pois foi uma pergunta q me pegou ...

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber,lealdade é algo que todo relacionamento precisa pra da certo.

    ResponderExcluir
  4. Se todos os relacionamentos vissem pelo lado da lealdade teriamos bem menos brigas entre casais...


    Apoio a lealdade!

    ResponderExcluir
  5. O meu relacionamento é pautado na lealdade, pelo menos da minha parte, sou sempre sincero, já trai várias vezes e sempre contei a verdade. Minha noiva não terminou a verdade e gosta desta minha atitude, porém ainda cobra a tal fidelidade de maneira insistente. Eu, só cobro a lealdade, o restante resolvemos com sexo...rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um idiota! :/
      Nada é permanente, a volta vem!'

      Excluir
    2. Concordo

      Excluir
    3. Babacão >:@

      Excluir
    4. Vai colher os refluxos da vida, querendo ou não. As energias negativas que você faz (pior ainda porque são conscientes), voltarão até você, ainda que não seja na mesma moeda, virá como frustração/problemas mais difíceis de resolver/coisas que não eram pra acontecer e vem acontecer justamente com você. Se não conheces, esta é a Lei da Vida.

      Excluir
    5. de que adianta contar a verdade para, internamente, aliviar o peso da culpa em sua consciência? Todos seus erros são conscientes. Não são impulsos. Se ela cobra, ela te ama. Mas tudo tem limite, as "migalhas" que você dá, outro pode dar "inteiro". Aposto que você se diverte, vai ter histórias pra contar e se auto afirmar como o "rei das tapiocas",... pra quê? Sensação de satisfação, de "viver a vida" (isto é viver mesmo?). Acorde enquanto é tempo, erros conscientes não tem volta e pedir perdão não ameniza sua culpa. Lembre-se (e ria bem muito agora, com esta pessoa "alienada" que vos fala): - Você colherá os refluxos da vida. Erros conscientes são uma via de mão dupla. Tudo que você faz, você colhe. Não caminhe jogando espinhos, você voltará pelo mesmo caminho e vai sentir a intensidade de cada um!

      Excluir
  6. Se vc é mesmo leal, se trai, n pode esconder, ou que lealdade é essa, baseada em que? Em mentiras?

    ResponderExcluir
  7. quem trai é pq é inseguro e não ama de verdade e nem respeita a pessoa cm quem está, quem trai não é fiel e muito menos leal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. |o|
      Enfim uma pessoa inteligente!
      Uffa, achei que estavam extintas! ;(

      Excluir
    2. CONCORDO

      Excluir
    3. eu concordo quem trai n é fiel muito menos leal, merece levar muita ponta para se orientar e n fazer mais

      Excluir
  8. gostei desabe sroe isso achei muito importante

    ResponderExcluir
  9. Sempre pensei dessa forma também, um relacionamento baseado em lealdade consegue superar várias barreiras, ou seja a verdade sempre aparece de uma forma ou de outra. Poucos casais se adaptam a lealdade, acham que er fiel é o que importa. Gente, quem nunca foi traido(a)? não que seja uma coisa normal, mas acho que a amar é isso compartilhar tudo até mesmo o que não é bom.

    ResponderExcluir
  10. Caríssimo Enoch, lealdade é ficar do lado do outro em qualquer situação: na saúde na doença, na alegria e na tristeza, enquanto fidelidade, se restringe aos sentimentos.

    ResponderExcluir
  11. O motivo de tanta cofusao é que tanto a Lealdade quanto a Fidelidade tem aspectos de acões semelhantes. Ambos atuam com o mesmo padrao de "ESTAR COM, e JUNTO DE"...a diferenca está apenas nos propósitos de bases diferentes que levam cada um a manifestarem o mesmo tipo de acao.
    Para entender a diferenca basta saber o origem de cada palavra: Fidelidade vem de "FIEL", por tanto so podemos usar essa palavra para coisas que são intangiveis, ligadas a nossas crencas mais basicas ideias e conceitos religiosos e filosoficos e NAO associados unicamente a uma pessoa. ( Nao faria sentido e seria gramatilcalmente errado, apesar da lingua portuguesa esta repleta de tais expressoes...normal.)
    Já Lealdade, vem de "LEI", portanto so podemos usar essa palavra no sentido de promessa, contrato e esta diretamente ligado a uma pessoa fisicamente.
    A Fé pode ser abalada dependendo de uma situacao que mude nossa crenca e nossas ideias, ja a Lei nao, por tanto:
    EXEMPLO: Temos um Rei:
    Podemos ser FIEIS as motivacoes de nosso Rei em manter a paz e a liberdade do nosso povo, mas nao necessariamente sermos leais a ele, pois se seus meios de conseguir essa paz forem atravez de meios antieticos, justificando os fins, por exemplo, e nós nao concordamos com essa atitude, nao ficaremos DO LADO DELE, mas continuaremos acreditando na Paz e Liberdade que ele busa, ou seja, sempre FIEIS a esta causa.
    OU.....
    Podemos ser LEAL a esse rei .....e, neste caso, nao importa os meios que ele decidir para conquistar a paz e a liberdade, pois vc fez uma promessa de estar ao lado dele SEJA O QUE FOR.

    EXEMPLO 2: ( Trabalho )

    Podemos ser fieis ao noso chefe: ( Não é uma forma gramaticalmente correta de usar esse termo), mas isso significa que sempre acreditaremos na capacidade e eficiencia dele em ser chefe e comandar, MESMO que nao permaneceremos ao lado dele e mudemos de emprego.
    OU..
    Podemos ser leal ao nosso chefe, o que significa que voce SEMPRE estará do lado dele, NAO IMPORTA que ele seja cruel com seus subordinados, ou rude com voce mesmo, nao importa que vc ganhe mal, ou que a empresa veha a falir...se voce é leal, tem uma promessa de ficar ao lado dele CUSTE O QUE CUSTAR.

    EXEMPLO 3 ( Relacionamento)

    No relacionemento podemos ser fieis apenas a nossos sentimentos bons e ao nosso amor pelo outro, SOMENTE. ( Dizer que é fiel a um relacionameto é gramaticalmente errado, pois a monogamia é apenas uma escolha de conduta, que nao depende de crenca para pratica-la ou nao... a nao ser que voce seja adepto da escolha do relacionamento de padroes pre-estabelecidos de regras e comportamentos, vigente em nossa cultura e escolhido como padrao pela maioria).
    Quanto a Lealdade ao parceiro, isso tambem seria uma cobranca ilusoria e gramaticalmente mal utilizada por varios motivos: Citanto dois: Primeiro que niguem é POSSE de ninguem e segundo que todos nós sabemos, bem ou mal, que existem infinitas possibilidades futuras que podem levar duas pessoas a nao continuarem seus caminhos juntas e, as veses, a seperacao pode ser algo bom tambem.


    Espero ter esclarecido.

    ResponderExcluir
  12. Acho q queira ou não...FIDELIDADE e LEALDADE caminhão juntos...........

    E acho q nosso amigo JUCA só pode ser advogado...??

    ResponderExcluir
  13. FIDELIDADE É ALGO QUE SE QUEBRA, POIS É CONTRUÍDO ENTRE DOIS OU MAIS SERE HUMANOS, JA O SENTIMENTO DE LEALDADE NASCE COM O SER HUMANO É INQUEBRÁVEL POIS ESTA DENTRO DA ALMA ESSE SENTIMENTO, O CERTO É UNIR OS DOIS PRA TODOS OS RELACIONAMENTOS DAREM CERTO.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que a fidelidade não depende da lealdade para se existir, porém, a lealdade depende da fidelidade.
    A fidelidade é questão de "acordo" podendo este ser quebrado ou não, por outro lado, a lealdade é uma questão de caráter.
    Penso que essa diferença se torna mais evidente quando se trata de casamento.
    O que normalmente se espera de um casamento monogâmico é o famoso "prometo ser-te fiel,
    amar-te e respeitar-te... até que a morte nos separe"
    Ex.: Um homem ou mulher pode ser fiel no casamento e nunca ter traído a esposa(o), mas quando fazem amor, pensam em outra pessoa, tem uma outra pessoa idealizada. Este, por sua vez, é fiel, honra a "aliança" feita, mas estará sendo leal? Acredito que não, pois a sinceridade é inexistente, ou pode não ter nenhuma relação extraconjugal, mas não respeita seu companheiro, não tem zelo, não é sincero na relação, há engano.
    Pesquisando sobre isso, li em determinado blog, o qual não me recordo, um depoimento onde uma mulher dizia que aceitava a infidelidade do marido, mas não a deslealdade dele se referindo ao relacionamento extraconjugal.
    Em meu ponto de vista, a traição sexual já é a própria deslealdade. Por qual motivo se daria essa traição? Se um casal não vai bem sexualmente, por que não conversar, expor o que sentem e juntos tentarem acabar com o marasmo que impedem que o ato sexual flua entre eles? por que buscar em outro(a) já que existe alguém que pode suprir isso? quebrar um compromisso...

    Bom, esse é o meu ponto de vista. Caso alguém tenha algo diferente e queira discutir, manda um e-mail e eu posso add no msn, ou nos correspondermos por e-mail.

    Segue: flowerdeliz@ig.com.br

    ResponderExcluir
  15. concordo com oq ele disse porq se formos fiéis não a porque ser leal ...porque a fidelidade não nos deixa motivos de confessar nada de errado que fizemos .....então fidelidade no caso de casais da a opção ao outro de nos aceitar ou não da forma que somos e agimos

    ResponderExcluir
  16. ser fiel(fidelidade) é uma cituação imposta a uma pessoa... penso assim.
    a Lealdade é uma coisa adquirida....

    ResponderExcluir
  17. Lealdade; O estado de ser leal, o propósito ou devoção de fidelidade a alguma pessoa, a uma causa.

    Fidelidade; característica de quem é fiel (fiel - aquele em quem se confia).

    SER LEAL É SER FIEL E SER FIEL E SER LEAL.

    NÃO HA COMO SER FIEL SEM SER LEAL, DA MESMA FORMA QUE É, IMPOSSIVEL SER LEAL SEM SER FIEL.

    ResponderExcluir
  18. Muito engraçado a definição dos dois..
    Tem muito pra se pensar qdo se trata de fidelidade e lealdade.
    Precisamos ser fieis para ser leais e precisamos ser leais para conseguirmos ser fieis. Enfim. uma coisa leva a outra e as duas juntas levam a confiança.

    ResponderExcluir
  19. acho que pra quem tem princípios básicos, já nasce sabendo as diferenças. mesmo quando pai e mãe não ensinam, isso já vem da pessoa e do carater é pessoal.pois a minha ambos já veio formado.

    ResponderExcluir
  20. ser leal é bem mas dificil do que ser fiel

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente percebi com o tempo, que apenas um existe e de forma diferente da que queremos.

    Vc nunca será fiel totalmente e nem pode esperar isso de ninguem, sempre existirá um pensamento de desejo querendo te levar pro lado errado. Vc e o resto do mundo. Hipocrisia é o nome de quem disser que n tem isso.

    Por outro lado vc pode ser Leal, a um amigo, a um time de futebol, a uma marca, ou coisa assim. Mas nunca Leal a uma pessoa em relacionamentos afetivos, pois a lealdade requerer sinceridade e verdade absoluta, coisa que ninguem faz. A mentira é nescessaria para a humanidade mesmo que vc não perceba. E ainda vai ter aqueles que dizem que OMITIR n é mentir. Mas eles vao se enganar até morrer.


    O que vc pode ter é pessoas discretas, que sabem dar suas saidinhas sem chamar atenção e sem fazer bagunça na vida a dois. Assim, se um não sabe do outro. Qual motivo teriam pra brigar ?

    Tenho 20 anos, sei que vão dizer que tenho que viver mt ainda e bla bla bla, mas eu não sou ingenuo.
    Quem quiser se fazer de lezo, fique a vontade. Mas pense bem, se vc ai que se julga fiel ou leal, nunca teve uma vontade de fazer umas "merdinhas" as vezes.

    Fodase qem se engana.

    Rodrigo Costa - Belém - Pará

    ResponderExcluir
  22. Morri!
    Quer dizer que se eu for infiel mas assumir sou leal?!?
    Nada um!! :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acredito nisso!

      Excluir
  23. E´exatamente isto !!! Se você for infiel (quebrou a jura de fidelidade), mas tiver a hombridade de assumir abertamente para o parceiro o que fez, estará sendo leal para com ele...

    ResponderExcluir
  24. Lealdade é importante sim entre um casal,pois se houver a necessidade de um dos dois buscar algo fora do relacionamento por não ter em casa, isso pode ser dialogado antes e pode haver a chance de melhorar o relacionamento e a traição não acontecer.

    ResponderExcluir
  25. Virou modinha falar isso agora, já ouvi mais gente falando sobre lealdade x fidelidade, querendo se parecer inteligente, "cabeça aberta"... Como toda modinha, é tudo balela!
    O que TODO MUNDO espera de um relacionamento, é fidelidade. Ninguém tem condições de ser feliz, sem confiar no seu parceiro(a).

    ResponderExcluir
  26. Escolha a melhor opção:
    Fidelidade é .... Um lindo pássaro chega na sua varanda cantando uma linda melodia. Ele diz que te ama e quer lhe dar o seu amor. Você diz que o ama e também quer lhe dar amor, porém com fidelidade, por isso você exige que ele fique dentro da gaiola.
    Lealdade é: ....Você perguntar antes ao pássaro se ele aceita o seu amor em troca de ele ficar na gaiola....

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...