Pera aí que eu volta já

Desculpem o tempo sem posts novos...
Logo logo eu retomarei as atividades...

Apenas dois minutinhos...

Alguém já ouviu falar da "Regra dos Dois Minutos"?!

Update:
Então... é tão simples que muitos de nós nunca paramos para pensar nisso.
Vocês já perceberam quanta coisa miúda chega diariamente às nossas mãos, para concluirmos, e que muitas delas podem ser feitas imediatamente, mas sempre deixamos para mais tarde? Assim vamos amontoando pequenos afazeres e tarefas que mais cedo ou mais tarde ficarão impossíveis de serem realizados, causando um certo desconforto por causa de tanta pendência, muitas até sem importância.

A "regra dos dois minutos" diz que tudo que você tiver que fazer, e puder ser feito neste intervalo de tempo, mesmo que o ítem não seja urgente, faça logo, não deixe pra depois.

Se for um e-mail que exija apenas uma leitura rápida de 30 segundos e uma resposta rápida, faça logo. Se chegou algum catálogo pelo correio e você puder folhear em apenas um ou dois minutos, para verificar se tem algo interessante, faça isso e depois jogue-o fora, redirecione para alguma ação que queira fazer ou guarde como material de referência.

===============================

Off1: Ah! estou preparando um post sobre como arquivar material de referência, mas não sei se fica pronto nesta quarta. Às vezes queremos guardar coisas que não sabemos exatamente como nem quando, mas que podem ser úteis algum dia. Onde guardar e deixá-las facilmente acháveis depois?

Off2: Vou tentar postar mais vezes durante a semana. Isso aqui tá parecendo um manual, mas o objetivo não é esse...

Na Mídia: "Mente Tranquila"

Final do mês passado (29/09/2005) saiu uma reportagem sobre GTD no Jornal Folha de São Paulo e eu fui um dos entrevistados, além do próprio David Allen e do coach Antônio Azevedo, do Rio. Creio que muitos estão chegando a este blog por causa da matéria. Mas de qualquer forma, estou avisando àqueles que vieram por outras vias...

=> Caderno Folha Equilíbrio/ Seção "Comportamento"
Matéria: Projeto "mente tranqüila" (Método criado por ex-hippie vira mania entre "workaholics" estressados e desorganizados em geral )

Achei muito pertinente o título que o jornalista usou, e gostei também das referências a estressados e/ou a gente desorganizada. Vou logo dizendo que eu me considero como parte do segundo grupo - minha busca é justamente por tentar "domar" o caos (risos).

Caso você não encontre o jornal impresso, para ler on-line, se você é assinante Folha ou UOL, clique AQUI! Se não for, veja o texto na minha página do Multiply.

Mas, o que é mesmo esse tal de GTD?


Pessoal, lembram que prometi colocar aqui a tradução do conceito e explicação resumida, escrita pelo próprio autor, com o intuito de dirimir dúvidas e ambiguidades sobre o que vem a ser o método "Getting Things Done"? Pois bem: graças à colaboração de Valdemir Fernandes, de Guarulhos/ SP, coloco aqui a texto em versão português-brasileiro:

--------------------------------------------------------------------------
O QUE É GTD ?
A definição de "Getting Things Done", por David Allen

GTD é abreviatura para Getting Things Done , o sistema revolucionário de organização demonstrado no livro de David Allen que transforma as preocupações e sobrecargas pessoais em um sistema integrado de produtividade e eliminação do estresse.

Após comandar um seminário de produtividade para vários gerentes na empresa Lockheed nos Estados Unidos em 1983, David continuou a testar e a refinar as técnicas e princípios que agora conhecemos como GTD – um método poderoso para gerenciar compromissos, informações e comunicações. Este sistema pioneiro e comprovado é o resultado destes mais de 20 anos de consultorias, aconselhamentos (coaching) e programas organizacionais prestados por David para mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo. O GTD tem merecidamente obtido seu reconhecimento como o sistema padrão na gestão pessoal e produtividade para muitas das melhores empresas e pessoas do mundo.

Sofisticado sem ser restritivo, a sutil eficácia do GTD se encontra na sua radical noção de bom senso que, aplicada a uma completa e atual lista de compromissos, organizados e revisados em uma maneira sistemática, permite a você focar as coisas mais claramente, ver o seu mundo de melhores ângulos e tomar decisões acertadas sobre o que fazer (e o que não fazer) em qualquer momento. O GTD compreende um método fácil, passo a passo e altamente eficiente para se conseguir bem-estar e produtividade. O sistema inclui:
  • Apreender qualquer coisa e tudo que tenha sua atenção;
  • Estabelecer atitudes e passos concretos para se obter resultados;
  • Organizar lembretes e informações de uma forma mais eficiente, em categorias, baseada em como e quando você precisa acessa-las novamente;
  • Manter-se atualizado e a postos através de revisões freqüentes dos 6 horizontes de seus compromissos (propósito, visão, metas, áreas de foco, projetos e próximas ações).
Adotando o GTD se obtêm alívio da pressão, instila-se confiança e libera-se um fluxo de energia criativa. Ele estabelece uma estrutura sem criar restrições, gerenciando-se detalhes com a máxima flexibilidade. O sistema é rigorosamente compatível com os princípios básicos de produtividade ao passo que permite uma grande liberdade no como fazer. O único caminho “certo” para se fazer GTD é fazer com que as coisas realmente importantes sejam feitas com verdadeiramente menos atenção e energia. Ao ajudar milhares de pessoas, onde elas trabalham, sobre seus trabalhos, o método GTD tem fornecido as melhores práticas de como trabalhar (e viver), na forma mais eficiente e produtiva.

A simplicidade, a flexibilidade e a rapidez são as atrações do GTD. Sua habilidade em estimular, esclarecer e fortalecer é a sua magia. Mas, o que vem a ser, realmente, GTD? Mais do que aquilo que os olhos podem ver...

Fonte: http://www.davidco.com/what_is_gtd.php
----------------------------------------------------------------------------------------

No Brasil, a metodologia está descrita no livro:

"A Arte de Fazer Acontecer - Uma Fórmula Anti-stress para Estabelecer Prioridades e Entregar Soluções no Prazo" (2005),

ou com o título:

"Produtividade Pessoal - A arte da produtividade sem stress" (2001).

Ambos são a tradução do livro "Getting Things Done - The art of stress-free productivity".

Saiba mais lendo: Projeto "mente tranquila"

--------------------------------------------------
Atualizado em maio de 2007: inseri os nomes dos livros traduzidos e link para a reportagem "Projeto Mente Tranquila"

Atualizado em março de 2007: inseri uma imagem da capa do livro traduzido, relançado com novo nome - A Arte de Fazer Acontecer.
Aproveite e veja também onde encontra-lo, e por quanto: Já Cotei!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...