Mas, o que é mesmo esse tal de GTD?


Pessoal, lembram que prometi colocar aqui a tradução do conceito e explicação resumida, escrita pelo próprio autor, com o intuito de dirimir dúvidas e ambiguidades sobre o que vem a ser o método "Getting Things Done"? Pois bem: graças à colaboração de Valdemir Fernandes, de Guarulhos/ SP, coloco aqui a texto em versão português-brasileiro:

--------------------------------------------------------------------------
O QUE É GTD ?
A definição de "Getting Things Done", por David Allen

GTD é abreviatura para Getting Things Done , o sistema revolucionário de organização demonstrado no livro de David Allen que transforma as preocupações e sobrecargas pessoais em um sistema integrado de produtividade e eliminação do estresse.

Após comandar um seminário de produtividade para vários gerentes na empresa Lockheed nos Estados Unidos em 1983, David continuou a testar e a refinar as técnicas e princípios que agora conhecemos como GTD – um método poderoso para gerenciar compromissos, informações e comunicações. Este sistema pioneiro e comprovado é o resultado destes mais de 20 anos de consultorias, aconselhamentos (coaching) e programas organizacionais prestados por David para mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo. O GTD tem merecidamente obtido seu reconhecimento como o sistema padrão na gestão pessoal e produtividade para muitas das melhores empresas e pessoas do mundo.

Sofisticado sem ser restritivo, a sutil eficácia do GTD se encontra na sua radical noção de bom senso que, aplicada a uma completa e atual lista de compromissos, organizados e revisados em uma maneira sistemática, permite a você focar as coisas mais claramente, ver o seu mundo de melhores ângulos e tomar decisões acertadas sobre o que fazer (e o que não fazer) em qualquer momento. O GTD compreende um método fácil, passo a passo e altamente eficiente para se conseguir bem-estar e produtividade. O sistema inclui:
  • Apreender qualquer coisa e tudo que tenha sua atenção;
  • Estabelecer atitudes e passos concretos para se obter resultados;
  • Organizar lembretes e informações de uma forma mais eficiente, em categorias, baseada em como e quando você precisa acessa-las novamente;
  • Manter-se atualizado e a postos através de revisões freqüentes dos 6 horizontes de seus compromissos (propósito, visão, metas, áreas de foco, projetos e próximas ações).
Adotando o GTD se obtêm alívio da pressão, instila-se confiança e libera-se um fluxo de energia criativa. Ele estabelece uma estrutura sem criar restrições, gerenciando-se detalhes com a máxima flexibilidade. O sistema é rigorosamente compatível com os princípios básicos de produtividade ao passo que permite uma grande liberdade no como fazer. O único caminho “certo” para se fazer GTD é fazer com que as coisas realmente importantes sejam feitas com verdadeiramente menos atenção e energia. Ao ajudar milhares de pessoas, onde elas trabalham, sobre seus trabalhos, o método GTD tem fornecido as melhores práticas de como trabalhar (e viver), na forma mais eficiente e produtiva.

A simplicidade, a flexibilidade e a rapidez são as atrações do GTD. Sua habilidade em estimular, esclarecer e fortalecer é a sua magia. Mas, o que vem a ser, realmente, GTD? Mais do que aquilo que os olhos podem ver...

Fonte: http://www.davidco.com/what_is_gtd.php
----------------------------------------------------------------------------------------

No Brasil, a metodologia está descrita no livro:

"A Arte de Fazer Acontecer - Uma Fórmula Anti-stress para Estabelecer Prioridades e Entregar Soluções no Prazo" (2005),

ou com o título:

"Produtividade Pessoal - A arte da produtividade sem stress" (2001).

Ambos são a tradução do livro "Getting Things Done - The art of stress-free productivity".

Saiba mais lendo: Projeto "mente tranquila"

--------------------------------------------------
Atualizado em maio de 2007: inseri os nomes dos livros traduzidos e link para a reportagem "Projeto Mente Tranquila"

Atualizado em março de 2007: inseri uma imagem da capa do livro traduzido, relançado com novo nome - A Arte de Fazer Acontecer.
Aproveite e veja também onde encontra-lo, e por quanto: Já Cotei!

11 comentários:

  1. Muito interessante, mas como funciona na prática?
    Por etapas...
    Como começar?
    Tem que ler o livro?
    Onde encontro?
    Tem e-book?
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo,
    Que bom que vc se interessou. O livro em português está esgotado, mas ainda se encontra em sebos. E-book, existe em inglês.
    Aqui no blog, aos poucos, darei dicas e mostrarei os passos.
    Enquanto isso, um pouco mais abaixo, num post denominado "Resumão", tem um link para a página do consultor Antônio Azevedo, que faz uma espécie de resumo do método.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Enoch!
    Vou sempre acompanhar as novidades aqui no Blog.
    Parabéns pela iniciativa de dividir seu connhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Enoch,
    tudo bom?

    sou jornalista da Criativa e estou fazendo uma matéria relacionada ao GTD. Pode me escrever no mtermero@edglobo.com.br? Estou atrás de outras pessoas que também usem o método.

    obrigada,
    beijocas,
    Maíra

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Enoch,
    Diz aquele ditado: "Quem procura acha". Tenho procurado resolver a questão da multitarefa e de organização. Eu e minha esposa sofremos muito com este problema. Lí a reportagem na Revista Época (http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0%2C6993%2CEPT1141051-1653%2C00.html), cheguei até este método GTD. Não sei a fundo ainda, mas "sinto o cheiro" de que pode ser a solução. Parabéns pela sua iniciativa!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Mas na prática, como esse conceito mudou o seu dia-a-dia?

    ResponderExcluir
  7. Mas na prática, como esse conceito mudou o seu dia-a-dia?

    Oi Alexandre!
    Na prática, muita coisa! Mudou a maneira de lidar com as pendências, e também a maneira de fazer as coisas no dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  8. Aprendi muito sobre metodologia de organização GTD e muito mais de uma forma simples e eficaz em um excelente treinamento que fiz há pouco tempo - Programa de Produtividade Galileo - sobre produtividade pessoal, alinhando metodologia de organização + o uso efetivo de tecnologias que te dão produtividade, como o MS Outlook e um Smartphone, e também diversas dicas de comportamentos produtivos que ajudam muito, dicas simples e práticas, como aprender a dizer não; não se deixar ser interrompido toda hora, diversas dicas sobre produtividde com email, com reuniões, etc.

    O curso é extremamente prático e muito bem estruturado….vale a pena, pois em 8 horas se aprende muitas coisas muito práticas e valiosas para se ganhar produtividade e qualidade de vida, e se coloca já na prática, no próprio treinamento …. veja http://www.produtividadeprofissional.com.br

    ResponderExcluir
  9. getting was write as gething. It's so funny.

    ResponderExcluir
  10. I haven't seen the misspelling before. But I agree, it was funny!

    Get + Things + Done = Gethings Done!

    =)

    ResponderExcluir
  11. Hello ! eu faço parte da sua rede de amigos do gengibre ...eu queria te fazer uma pargunta sobre IP Mountain View ....vc tem hotmail ???
    qual é o teu msn ?
    chantal

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".

Clique para escolher uma das opções para se identificar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...